Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA PAULINO MOREIRA DA SILVA

DISCENTE: MARCELA PAULINO MOREIRA DA SILVA
DATA: 29/04/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Associação entre as atividades laborais, nível de estresse e os fatores de risco para doenças cardiovasculares em enfermeiros.

Fatores de risco; Doenças cardiovasculares; Enfermagem ocupacional.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Este estudo tem como objetivo analisar os fatores de risco cardiovascular com as atividades laborais e o nível de estresse nos enfermeiros. Especificamente, visa identificar os fatores de risco cardiovascular dos enfermeiros; estratificar o risco cardiovascular dessa clientela; avaliar a presença dos fatores de risco cardiovascular com as atividades laborais e verificar a relação dos fatores de risco cardiovascular e o nível de estresse dos profissionais. Trata-se de um estudo do tipo descritivo com abordagem quantitativa. Será desenvolvido nos setores do Hospital Universitário Onofre Lopes onde há atuação do enfermeiro. A população do estudo envolverá 256 enfermeiros e a amostra foi dimensionada em 154 participantes com base nos seguintes parâmetros: nível de confiança de 95% e erro amostral de 5% por meio da amostragem aleatória simples. O projeto será encaminhado para apreciação ética, por meio do envio eletrônico à Plataforma Brasil, em respeito à normatização da Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, referente aos aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Os sujeitos serão convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, em concordância à participação na pesquisa. A coleta se dará a partir de aplicação de questionário e posteriormente os pesquisados serão submetidos à aferição da pressão arterial, medição da circunferência abdominal e do índice de massa corporal. A análise dos dados se dará a partir do tratamento estatístico no programa Statistical Package for Social Sciences 20.0 onde serão realizadas análises bivariadas para associar as variáveis categóricas e contínuas. Para as variáveis categóricas será utilizado o teste qui-quadrado de Pearson e para as contínuas o teste T de Student, quando as variáveis são do tipo normal, e ou teste de Mann Whitney, quando este pressuposto não for atingido.

Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS