Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE KAROLINE CANDIDO ARAÚJO

DISCENTE: ANNE KAROLINE CANDIDO ARAÚJO
DATA: 28/04/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Análise de conceito do resultado de enfermagem Comportamento de Perda de Peso.

Comportamento; Perda de peso; Obesidade, Avaliação de Resultado e Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A obesidade é uma doença crônica de origem multifatorial definida como o acúmulo de gordura em excesso ou anormal prejudicial à saúde. Atualmente, é caracterizada como um problema de saúde pública a nível mundial e constituindo-se como fator de risco para o desenvolvimento de doenças. Assim a enfermagem surge como profissão capaz de direcionar suas ações e elencar os cuidados direcionados a população com obesidade. Logo, é a partir dos diagnósticos, intervenções e resultados que surgem os sistemas de classificação. Destaca-se como classificações a taxonomia de diagnóstico de enfermagem a NANDA-I, a Nursing Intervention Classification e a Nursing Outcomes Classification, relacionadas às intervenções e resultados respectivamente. Objetiva-se neste estudo analisar o conceito do resultado de enfermagem Comportamento de perda de peso. Estudo de análise de conceito, baseado no modelo Walker e Avant e operacionalizado através da revisão integrativa da literatura. A análise foi norteada pelas oito etapas que compõem o método: seleção do conceito; determinação dos objetivos; identificação dos possíveis usos do conceito; determinação dos atributos críticos ou essenciais; construção de um caso modelo; construção de casos adicionais; identificação dos antecedentes e consequentes do conceito e identificações das referências empíricas. As etapas iniciais serão feitas a partir da revisão nas seguintes bases de dados: SCOPUS, CINAHL, PUBMED, LILACS, WEB OF SICENICE E SICENCE DIRECT com os respectivos descritores controlados: Comportamento; Perda de peso; Obesidade, Avaliação de Resultado e Enfermagem. A coleta de dados ocorrerá no mês de abril de 2016, por dois pesquisadores simultaneamente, em computadores diferentes, assegurando a uniformidade dos achados. A análise dos dados ocorrerá nos meses de maio e junho pela leitura na integra dos artigos selecionados. As demais etapas de Walker e Avant ocorrerão após a análise dos dados pela pesquisadora, seguindo as etapas que os autores indicam. Assim, almeja-se encontrar uma definição sobre conceito Comportamento de Perda de Peso constituindo o desenvolvimento da área da enfermagem a partir do crescimento do corpo científico, além de esclarecer o conceito escolhido e direcionar as ações e cuidados advindos deste resultado.

Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externo ao Programa - 347108 - SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
Notícia cadastrada em: 08/04/2016 11:04