Banca de QUALIFICAÇÃO: ISADORA COSTA ANDRIOLA

DISCENTE: ISADORA COSTA ANDRIOLA
DATA: 11/03/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Atraso no crescimento em adolescentes: uma análise conceitual.

Crescimento e desenvolvimento; Adolescente; Insuficiência de crescimento.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A adolescência, complexo período de transição entre a infância e vida adulta, compreende uma etapa marcada por mudanças de cunho biológico, social, e psicossocial. Essas alterações são relevantes na incorporação de novos processos cognitivos e de desenvolvimento da personalidade desses indivíduos. O atraso no crescimento dos adolescentes acomete comumente países economicamente subdesenvolvidos, como o Brasil. Fato esse que preocupa as autoridades competentes e alerta para a importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento desses jovens. Com vistas a essa problemática, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o conceito Atraso no crescimento em adolescentes. Para cumprir tal finalidade, utilizar-se-á o modelo proposto por Walker e Avant, o qual é composto por oito etapas, a saber: seleção do conceito; determinação dos objetivos da análise conceitual; identificação dos possíveis usos do conceito; determinação dos atributos críticos ou essenciais; construção de um caso modelo; construção de casos adicionais; identificação dos antecedentes e consequentes do conceito; e definição dos referenciais empíricos. A operacionalização das primeiras etapas do referido modelo teórico ocorrerá através da revisão integrativa da literatura, de acordo com o modelo de Whittemore e Knafl. A busca abrangerá os meses de fevereiro a março de 2016, nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Cumulattive Index to Nursing and Allied Health Literature, National Library of Medicine and Nattional Institutes of Health, SCOPUS, Web of Science e Science Direct. Os descritores a serem empregados na pesquisa serão: Growth and development, Failure to thrive, e Adolescent. Os cruzamentos propostos, intermediados pelo operador booleano AND, serão: Failure to thrive AND Adolescent; e Growth and development AND failure to thrive AND adolescent. Nos artigos selecionados, serão identificados os possíveis usos do conceito; os atributos críticos; os antecedentes e consequentes; e os referenciais empíricos. Espera-se, assim, avançar no conhecimento da enfermagem acerca do atraso de crescimento em adolescentes, a partir da melhor compreensão desse conceito.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externo ao Programa - 1529290 - PAULA FERNANDA BRANDAO BATISTA DOS SANTOS