Banca de DEFESA: ISABELLE CHRISTINE MARINHO DE OLIVEIRA

DISCENTE: ISABELLE CHRISTINE MARINHO DE OLIVEIRA
DATA: 28/01/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Validação de protocolo assistencial de enfermagem para detecção precoce e prevenção de infecções hospitalares a pessoas vivendo com AIDS.

Estudos de Validação. Protocolos. Síndrome da imunodeficiência adquirida. Infecção Hospitalar. Cuidados de Enfermagem. Hospitalização.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A Síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) ainda consiste em um dos grandes problemas contemporâneos de saúde pública mundial devido ao elevado número de pessoas infectadas. A presença de comorbidades e a imunossupressão nas pessoas que vivem com a AIDS, quando internadas, acarreta em maior risco de infecção hospitalar grave, o que tem levado a altas taxas de morbimortalidade. Esse aspecto exige dos profissionais, principalmente os da enfermagem, cuidados complexos e tomadas de decisão imediatas pautadas em evidências científicas. Assim, esse estudo tem como objetivo validar o conteúdo do protocolo assistencial de enfermagem para detecção precoce e prevenção de infecções hospitalares a pessoas vivendo com AIDS. Trata-se de um estudo metodológico, transversal, com abordagem quantitativa, realizado por meio de duas etapas. A primeira etapa do estudo refere-se ao desenvolvimento do protocolo fundamentado nas evidências extraídas de uma revisão integrativa da literatura e de medidas de prevenção de infecção da ANVISA. A segunda etapa, validação de conteúdo, resultou do julgamento de experts envolvidos na assistência, gerência e/ou docência. A amostra ocorreu por intencionalidade, selecionados pela analise do currículo lattes com a adaptação do sistema proposto por Fehring, totalizando 13 experts na assistência em enfermagem a pessoas com AIDS. A operacionalização ocorreu por meio de concordância entre as respostas obtidas pelo índice de validade de conteúdo (IVC) através da avaliação dos juízes em uma rodada. Os itens foram avaliados em “adequado”, “adequado com alterações” e “inadequado”, baseada em 10 requisitos: utilidade/ pertinência, consistência, clareza, objetividade, simplicidade, aplicabilidade, atual, vocabulário, precisão e sequência de instrução dos tópicos. Como resultados, a revisão mostrou os cuidados de enfermagem a pacientes com AIDS que foram abordados e agrupados nas categorias assistencial, educacional e gerencial. Quanto à validação, dos 13 juízes que avaliaram o instrumento, 84,61% são do sexo feminino, com idade média de 43 anos (±9,98), e tempo de experiência médio de 17,08 anos Na titulação profissional, 61,54% são doutores e 38,46% mestres. Na área de atuação, 69,23% são da docência, 38,46% são da assistência e 23,08% gerencial. Em relação ao protocolo, foram avaliados 20 itens, sendo 8 correspondentes ao histórico de enfermagem e 12 referentes as intervenções ao paciente com AIDS. Das 260 respostas, 58,08% foi avaliados como adequado, 41,15% adequada com alteração e apenas 0,77% das respostas foram inadequado. Dos 20 itens presentes, 18 obtiveram concordância total, (IVC =1,0) e os outros dois itens obteve IVC de 0,92. A avaliação global dos instrumentos obteve IVC de 0,99. As sugestões dos juízes foram relacionados à reformulação da redação quanto a adequação do vocabulário e informações repetidas, elaboração das frases com mais clareza, acréscimo de ações e intervenções, e inclusão de escalas para avaliação das condutas. Diante das sugestões dos juízes procurou-se reformular o buscando uma melhor compreensão e clareza dos itens que compunham o instrumento visando torná-lo aplicável. O conteúdo do protocolo foi validado, representando a base de consenso inicial para abordagem das pessoas com AIDS. O estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CAAE de número 46209215.0.0000.5537.

Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Interno - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA