Banca de DEFESA: KÉZIA KATIANE MEDEIROS DA SILVA

DISCENTE: KÉZIA KATIANE MEDEIROS DA SILVA
DATA: 26/01/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Avaliação do sono de enfermeiros nos diferentes turnos hospitalares

Sono; Turnos de trabalho; Enfermeiros; Ritmos circadianos.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Objetivou-se analisar a características do padrão de sono e qualidade do sono de enfermeiros que trabalham nos turnos diurno e noturno. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, de corte transversal, descritivo. O estudo foi desenvolvido no Hospital Universitário do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados em sua totalidade no período de janeiro a setembro de 2015, mediante os instrumentos: Índice de qualidade de sono de Pittsburgh para avaliar o padrão de sono e o Diário de sono para avaliar o ciclo vigília-sono. Após serem codificados e tabulados, foram analisados por meio do programa SPSS versão 20.0. O Estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob parecer nº 751.567. Para a descrição das variáveis contínuas foram utilizadas medidas de posição (média e mediana), dispersão (desvio padrão), medidas de associação (teste qui-quadrado ou de exato de Fisher) e correlação (teste de Correlação de Spearmann), para um nível de significância de 0,05. O perfil sociodemográfico da amostra mostrou um total de  (n=104) participantes, distribuído no turno diurno 64 e no turno noturno 40,  caracterizada por (90,4%) serem do sexo feminino, com faixa etária entre 24 a 45 anos correspondendo a 73% da amostra. Verificou-se a presença de diferença estatisticamente significativa, para as variáveis: laborais e hábitos de vida (setor hospitalar e ambulatorial (p=0,003), possuir mais de um trabalho (p=0,002), usar bebida estimulante (p=0,021); Padrão de Sono: tempo de cochilo p=0,003, latência do sono p=0,013), tempo total de sono (p=0,001), como se sentiu ao acordar (p=0,017), qualidade do sono noturno (p=0,001) e qualidade do sono (p=0,007) quando comparados entre os turnos diurno e o turno noturno. Concluiu-se que o trabalho em turnos alterou o padrão e a qualidade do sono dos enfermeiros dos períodos diurno e noturno.

Externo à Instituição - CARLA PARADA PAZINATTO ANDREOLI - UNIP
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA