Banca de QUALIFICAÇÃO: PÉTALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PÉTALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
DATA: 27/11/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Construção e validação de objeto virtual de aprendizagem para apoio ao ensino da sistematização da assistência de enfermagem aos técnicos em enfermagem


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Técnica em Enfermagem. Auxiliares de Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Processos de Enfermagem. Tecnologia.


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

O projeto se pauta na proposta de fomento de um objeto virtual de aprendizagem para apoio ao ensino da sistematização da assistência de enfermagem aos técnicos de enfermagem, norteada pela possibilidade de contribuição efetiva para o ensino inovador da sistematização da assistência de enfermagem, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, em resposta a uma demanda atual de necessidade de adequação do processo de ensino ao campo de inovações tecnológicas, bem como do apontamento literário de que a formação acadêmica constitui um dos entraves para a real consolidação da sistematização da assistência de enfermagem, sobretudo no que concerne aos Cursos Técnicos em Enfermagem. Objetiva-se, destarte, construir e validar um Objeto Virtual de Aprendizagem para apoio ao ensino da sistematização da assistência de enfermagem aos técnicos em enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico para desenvolvimento e validação de conteúdo e de aparência de objeto virtual de aprendizagem. Configura-se como estudo de abordagem mista, tendo por base a estratégia exploratória sequencial, em uma tentativa de complementação de dados e achados. O processo de construção e validação do objeto virtual de aprendizagem está sistematizado de acordo com os ensinamentos de Pasquali, seguindo as etapas: 1) procedimentos teóricos, identificando conteúdos que deverão compor o instrumento de ensino proposto, isso por meio: da tipificação do ensino da sistematização da assistência de enfermagem aos técnicos de enfermagem através de grupos focais, realizados em fevereiro de 2015, com sete docentes de Curso Técnico em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste brasileiro, além do apoio de revisão literária; e construção do objeto virtual proposto, a partir de estudo metodológico com apoio de especialistas da área (etapa em andamento); 2) procedimentos empíricos, quando será efetivada a validação de conteúdo e de aparência do Objeto Virtual, a ser realizada com experts da enfermagem, via formulário construído através da ferramenta Google Docs; e 3) procedimentos analíticos, quando a validação será analisada, por meio da técnica Delphi, confirmando ou refutando a validação do Objeto Virtual de Aprendizagem proposto. Cada etapa seguirá procedimentos metodológicos adequados ao escopo a que pretendem. O estudo segue os princípios éticos e legais que regem a pesquisa científica em seres humanos, preconizados na Resolução n° 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde; foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Parecer Consubstanciado nº 925.408, de 18 de dezembro de 2014, CAAE nº 39640914.8.0000.5537. Como resultados parciais, identificou-se que os docentes do curso técnico de enfermagem tipificam a importância de integrar o técnico de enfermagem na sistematização da assistência e, para tanto, realçam a necessidade de incluir esta temática na formação em nível técnico. Desse modo, apesar de os docentes denotarem dúvidas e receios em não saber como e quando efetivar o ensino da sistematização da assistência em nível técnico, eles refletiram acerca das possibilidades e necessidades de consolidar tal ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externo ao Programa - 3508071 - LAURIANA MEDEIROS COSTA SANTOS
Externo à Instituição - MARIA ISABEL DOMINGUES FERNANDES - ESEnfC
Presidente - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 19/10/2015 10:13
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