Banca de DEFESA: CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA SARAIVA

DISCENTE: CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA SARAIVA
DATA: 16/10/2015
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Segurança do paciente em terapia intensiva neonatal: identificação dos incidentes e eventos adversos.

Segurança do paciente; enfermagem neonatal; evento adverso; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A Segurança do Paciente (SP) representa motivo de grande preocupação nos serviços de saúde por sua dimensão global. A fragilidade dos processos assistenciais predispõe a ocorrência de incidentes de segurança e eventos adversos (EAs), que na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) são considerados graves e colocam em risco a vida dos recém-nascidos. O presente estudo objetivou a Identificação da ocorrência de eventos adversos nos recém-nascidos internados numa UTIN de um hospital escola. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, de natureza descritiva, e abordagem quantitativa realizado no ano de 2015. A amostragem ocorreu de forma não probabilística envolvendo 117 RNs que atenderam aos critérios de elegibilidade. A coleta dos dados foi realizada por meio da utilização de um instrumento especifico do tipo “gatilho”, composto por eventos sentinela na UTIN, adaptado do modelo americano utilizado pela Rede Vermont-Oxford. O projeto recebeu parecer favorável pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP/UFRN) com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE): 43894515.6.0000.5537. Foram identificados pelo menos um tipo de incidente ou EA em todos os 117 RN. Prevaleceram RNs pré-termos, com baixo peso ao nascer, filhos de mãe com DHEG. Dentre os eventos identificados destacaram-se: o controle de termorregulação inadequado (61%), distúrbios metabólicos (26%), infecções relacionadas à assistência à saúde (8%) e terapia respiratória de risco ao RN (5%). O percentual dos eventos foi diretamente proporcional à gravidade do RN e ao tempo de internação hospitalar. Assim, conclui-se, que a elevada taxa de incidentes e eventos adversos identificada na UTIN reforça a necessidade de elaboração de estratégias preventivas específicas para esse ambiente de risco.

Externo à Instituição - FRANCISCO STELIO DE SOUSA - UEPB
Presidente - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA
Interno - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 21/09/2015 13:39