Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO DE SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO DE SOUZA SILVA
DATA: 24/09/2015
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Trajetória de vida de doadores renais: as histórias não ouvidas

Transplante renal; doadores vivos; história oral de vida.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O número de pessoas acometidas pela Doença Renal Crônica (DRC) aumenta a cada ano. Dentre as opções terapêuticas, o transplante renal constitui-se a escolha que promove melhor qualidade de vida aos pacientes. O transplante intervivos é uma estratégia muito utilizada, entretanto, não está totalmente esclarecida a repercussão da uninefrectomia na vida dos doadores vivos. Neste estudo buscou-se analisar, mediante a apreensão das narrativas, elementos que marcam a trajetória de vida dos doadores renais, que se submeteram a uninefrectomia com a finalidade de transplante no Hospital Universitário Onofre Lopes, no município de Natal-RN, com o intuito de identificar eventuais interferências da doação na vida dos doadores. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa. Utilizou-se a história oral de vida como método e técnica de apreensão e preparo analítico dos relatos. Foram entrevistados 12 doadores renais por meio da gravação de áudio dos relatos em mídia digital tipo Mp4, no qual os colaboradores responderam às seguintes questões norteadoras: Como era sua vida antes da doação renal. Como é sua vida após a doação renal. Realizou-se a análise dos relatos por meio da análise de conteúdo de Bardin, em que os eixos temáticos nortearam as discussões. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes-UFRN, através da Plataforma Brasil, com CAAE 34804214.1.0000.5292. Foram respeitadas as normas preconizadas pela Resolução Nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, referente aos aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Emergiram dos relatos os seguintes eixos temáticos: As motivações para a doação renal, a repercussão da doação renal na vida do doador e a presença divina nos desfechos terapêuticos. Concluiu-se que os colaboradores apresentaram em seus discursos o desejo de doar o rim, com o intuito de não permitir que seu familiar sofra durante o tratamento dialítico. Entende-se que a satisfação dos colaboradores com o resultado do transplante, esteja relacionada com o reconhecimento social do ato altruísta e de amor ao próximo, independentemente do desfecho terapêutico. Os colaboradores afirmam que a doação renal não interferiu em suas vidas, entretanto, percebeu-se que o transplante provocou mudanças positivas e negativas no cotidiano dos doadores. As positivas referem-se ao reconhecimento social pelo ato altruísta e de amor, fazendo-os sentirem-se pessoas especiais. As negativas dizem respeito ao fato dos doadores se importarem menos com o próprio estado de saúde, em detrimento da preocupação exclusiva com a saúde do receptor.

Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Presidente - 338218 - CLELIA ALBINO SIMPSON