Banca de QUALIFICAÇÃO: ILISDAYNE THALLITA SOARES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILISDAYNE THALLITA SOARES DA SILVA
DATA: 25/08/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Cartografia da avaliação da implementação do teste rápido anti-HIV na Estratégia de Saúde da Família: opinião de enfermeiros.


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem. HIV. Avaliação em Saúde. Estratégia Saúde da Família. Cartografia.


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Uma das estratégias do Ministério da Saúde para o controle da aids no Brasil foi a ampliação do acesso ao diagnóstico da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana por meio da oferta do teste rápido na Estratégia de Saúde da Família. Esse teste deve ser realizado por profissionais de saúde devidamente capacitados, dentre eles o enfermeiro. Além disso, o Conselho Federal de Enfermagem aprova a competência legal desse profissional nas ações relacionadas à testagem rápida. Nesse contexto, objetiva-se avaliar a implementação do teste rápido para diagnóstico do vírus da imunodeficiência humana na Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo são os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde da Família da zona rural e urbana dos municípios da Quarta Regional de Saúde do Estado da Paraíba. Os dados foram coletados por meio de roteiro de entrevista semiestruturada no período de março a junho de 2015 e serão analisados pelo método da cartografia simbólica de Boaventura de Sousa Santos. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obtendo-se aprovação com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) nº 39639314.7.0000.5537. Como resultado preliminar do estudo apresenta-se a análise contextual amparada no referencial metodológico de Hinds, Chaves e Cypress (1992). A partir desta, foi possível verificar que a realização do teste rápido para diagnóstico do vírus da imunodeficiência humana na Estratégia de Saúde da Família pode impulsionar ações de prevenção e promoção à saúde e contribuir para o acesso oportuno ao diagnóstico dessa doença. No entanto, existem dificuldades para a implementação do mesmo, tais como a organização do serviço, aspectos relacionados aos próprios profissionais, bem como valores culturais construídos em torno da infecção.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2724246 - CECILIA NOGUEIRA VALENCA
Presidente - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
Interno - 346795 - ROSINEIDE SANTANA DE BRITO
Notícia cadastrada em: 14/08/2015 11:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao