Banca de QUALIFICAÇÃO: KÉSSYA DANTAS DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÉSSYA DANTAS DINIZ
DATA: 09/04/2015
HORA: 09:00
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
TÍTULO:

Protocolo assistencial para pacientes atendidos em serviço de tomografia computadorizada.


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem. Diagnóstico por Imagem. Prática baseada em evidência. Segurança do paciente. Protocolos. Estudo de validação.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Estudo com objetivo geral de validar um protocolo para atender pacientes em um serviço de tomografia computadorizada. Trata-se de uma pesquisa metodológica com abordagem quantitativa, realizada em três etapas: a primeira etapa constou de uma revisão integrativa de literatura que subsidiou a construção do protocolo, a segunda será a validação deste instrumento por especialistas utilizando-se a técnica Delphi e a terceira consistirá a sua validação clínica no Setor de Tomografia Computadorizada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obtendo-se aprovação com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (C.A.A.E) nº. 41872215.7.0000.5537. A primeira etapa foi operacionalizada através da revisão da literatura nas bases de dados MEDLINE, SCOPUS, WEB OF SCIENSE, CINAHL, com o cruzamento dos descritores controlados: Diagnóstico por Imagem; Segurança do paciente; Tomografia. A amostra foi constituída por 24 artigos. Os resultados foram organizados em três categorias: otimização, monitoramento, qualidade e proteção em relação às doses de exposição à radiação; contraste utilizado na tomografia computadorizada, no que diz respeito a reações adversas e nefropatias e cuidados de enfermagem, gestão e casos específicos como a realização de exames em gestantes, pacientes com anemia falciforme e em uso de marcapassos. Para a segunda etapa, os especialistas serão selecionados por meio da plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), a fim de identificar profissionais de saúde do Brasil que atuem como juízes do instrumento. Já para a terceira etapa, os membros da equipe multiprofissional do serviço de tomografia do HUOL receberão uma carta convite e um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) para participarem do estudo, sendo respeitados os preceitos da Resolução do Conselho Nacional de Saúde, nº 466/2102. A análise estatística será realizada utilizando-se de frequências absolutas e relativas de cada variável, média, desvio-padrão das variáveis contínuas. Para efetivar a análise dos itens do protocolo serão calculados os índices Kappa e de Validade de Conteúdo. Também será realizado o Teste Binomial considerando um nível de significância de 5% (p>0,05) para estimar a confiabilidade estatística dos IVC.  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externo ao Programa - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS
Interno - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Externo à Instituição - MARINA DE GÓES SALVETTI - USP
Presidente - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 19/03/2015 16:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao