Banca de DEFESA: ERIK CRISTÓVÃO ARAÚJO DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIK CRISTÓVÃO ARAÚJO DE MELO
DATA: 30/01/2015
LOCAL: Departamento de Enfermagem

CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM BASEADO NA NANDA INTERNATIONAL, NOC, NIC E CIPE®

Enfermagem; Processos de Enfermagem; Classificação de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Este estudo objetivou construir um ambiente virtual de aprendizagem para aplicação do Processo de Enfermagem baseado na NANDA-I, NOC, NIC e CIPE®. Diante de problemas relacionados à aprendizagem do processo de enfermagem e das classificações, urge a necessidade da construção de recursos pedagógicos inovadores que modifiquem a relação entre alunos e professores. A metodologia utilizada fundamentou-se nas etapas concepção, elaboração, construção e transição, do processo de desenvolvimento de software Rational Unifield Process. A equipe envolvida no desenvolvimento deste ambiente foi composta por pesquisadores e estudantes do Grupo de Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem e do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a participação das Escolas Superiores de Enfermagem de Lisboa e do Porto, Portugal. Na concepção, ocorreu a comunicação entre os pesquisadores para definição das funções, recursos e ferramentas para o processo de construção. Na elaboração, refinou-se o planejamento e ocorreu a modelagem, que resultou na criação de um diagrama e de desenhos de arquitetura que especificaram as características e as funcionalidades do software. Já na construção, realizou-se o desenvolvimento, testes unitários e integrados dos componentes das interfaces dos módulos e áreas (administrador, docente, discente e construção do PE). Em seguida foi realizada a etapa de transição, que mostrou o sistema completo e em funcionamento. Após o treinamento e utilização pelos pesquisadores nesta etapa foi possível o seu emprego na prática. Com isso, será realizada posteriormente uma avaliação do desempenho funcional, que possibilitará o incremento do software, que promoverá uma realimentação, com a correção de defeitos e mudanças necessárias. Conclui-se que este estudo possibilitou o planejamento e a construção de uma tecnologia educacional, e espera-se que a sua implementação desencadeie uma mudança substancial no aprendizado do processo de enfermagem e das classificações, com o aluno sendo agente ativo do processo de aprendizagem. Acredita-se que com o incremento do software após as avaliações, esta ferramenta cresça cada ainda mais e ajude a inserir esta metodologia e linguagem de vez no âmbito das instituições de ensino e de saúde, promovendo a mudança paradigmática tão almejada pela enfermagem.

Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externo à Instituição - MARIA MIRIAM LIMA DA NÓBREGA - UFPB
Interno - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS