Banca de QUALIFICAÇÃO: CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA

DISCENTE: CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA
DATA: 05/12/2014
LOCAL: Departamento de Enfermagem

SEGURANÇA DO PACIENTE EM TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: IDENTIFICAÇÃO DOS EVENTOS ADVERSOS

Segurança do paciente; enfermagem neonatal; eventos adversos; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Eventos adversos (EAs) relacionados à segurança do paciente na assistência à saúde representa um problema global de saúde pública que afeta os países em todos os níveis de desenvolvimento. Relatos mostram que um a cada dez pacientes internados sofrem danos secundários à falhas na assistência e que, um a cada 200 pacientes internados morrem vítimas destas mesmas falhas. A compreensão e conhecimento da epidemiologia dos EAs e das falhas assistenciais, frequência, causas e determinantes, bem como o impacto nos resultados em saúde e a efetividade de métodos de prevenção dos mesmos nos serviços de enfermagem, carecem de estudos mais aprofundados. Reconhecendo que a qualidade da assistência de enfermagem contribui, decisivamente, para a evolução do quadro de saúde dos pacientes internados, e que essa qualidade depende dos níveis de segurança assistenciais oferecidos, pretende-se com o presente estudo responder a seguinte questão: Quais eventos adversos comprometem a qualidade da assistência prestada aos recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal? Trata-se de um estudo transversal, exploratório, de natureza descritiva, e abordagem quantitativa com o objetivo de Identificar a ocorrência de eventos adversos nos recém-nascidos internados numa Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) de um hospital escola, de acordo com a Classificação Internacional para Segurança do Paciente (CISP) da Organização Mundial de Saúde, e os fatores associados a esses eventos. A amostra será probabilística, considerando os recém nascidos admitidos que atenderem aos critérios de inclusão: RN's internados da UTIN com peso igual ou maior que 1.500g, com tempo de internação na unidade maior que 24 horas.  Inicialmente será realizada a caracterização da amostra, com posterior identificação dos eventos ocorridos no período de coleta de dados; caracterização quanto ao tipo do evento, grau do dano e seus fatores associados. Os dados serão coletados por meio de análise de prontuários dos recém-nascidos internados na UTIN, do período de admissão até sua alta, transferência ou óbito, referente a toda sua permanência na unidade,  além das fichas de notificação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e do Núcleo de Segurança do Paciente, pela notificação de eventos adversos na UTIN. A coleta deverá ocorrer utilizando um instrumento semi-estruturado baseado na CISP. O projeto após qualificação será submetido à apreciação pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP/UFRN) e a autorização dos participantes da pesquisa será registrada pelo termo de consentimento livre e esclarecido – TCLE. Uma análise preliminar deste projeto mostra que a identificação dos EAs  terá impacto em mudanças nos processos assistenciais, na qualidade do cuidado prestado, e representará um estimulado na adoção de medidas para minimizá-los. Esse é um grande desafio que precisa ser superado por meio de um ensino voltado para segurança do paciente, formando profissionais capazes de proporcionar uma assistência de qualidade e livre de danos aos pacientes.

Presidente - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA
Interno - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externo ao Programa - 1868020 - ZENEWTON ANDRE DA SILVA GAMA
Notícia cadastrada em: 25/11/2014 10:57