Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉRIDA MARIA DINIZ LEITE

DISCENTE: ÉRIDA MARIA DINIZ LEITE
DATA: 14/11/2014
LOCAL: Departamento de Enfermagem

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM DO DOMÍNIO NUTRIÇÃO EM PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE

Enfermagem; Diagnóstico de enfermagem; Diálise renal.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Os diagnósticos de enfermagem fornecem meios para propor intervenções que visam alcançar resultados pelos quais o enfermeiro é responsável. A identificação dos diagnósticos de enfermagem, principalmente do domínio nutrição, em pacientes submetidos à hemodiálise é de extrema importância, pois essa clientela vivencia várias complicações decorrentes tanto da doença quanto do tratamento, o que exige do enfermeiro habilidades, conhecimento e um cuidado sistematizado. Dessa forma, este estudo objetivou analisar os diagnósticos de enfermagem do domínio nutrição em pacientes submetidos à hemodiálise. Trata-se de um estudo transversal, realizado em um hospital universitário de Natal - Rio Grande do Norte. Participaram do estudo 50 pacientes submetidos à hemodiálise. O instrumento utilizado para coleta de dados foi composto por um formulário de entrevista e um de exame físico. A coleta de dados aconteceu entre os meses de dezembro de 2013 e maio 2014. Os dados foram organizados em tabelas e analisados segundo estatística descritiva e inferencial e discutidos de acordo com a literatura pertinente. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável pela pesquisa sob o protocolo no 392.535 e com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética no 18710613.4.00005537. Os resultados preliminares indicam a presença de 33 características definidoras dos diagnósticos do domínio em estudo com frequência maior que 50%. Desse total, 7 apresentaram incidência acima de 90%, a saber: Mudança na pressão arterial; Ansiedade; Azotemia; Sede; Hemoglobina diminuída; Alimenta-se regularmente e Falta de informação. Destaca-se que a característica definidora Mudança na pressão arterial esteve presente em todos os pacientes. Conclui-se, até o momento, que as características definidoras presentes nesses pacientes relacionam-se principalmente com os distúrbios hidroeletrolíticos e nutricionais. Outrossim, a identificação dessas características constitui pistas relevantes para a inferência dos diagnósticos de enfermagem do domínio nutrição nos pacientes em hemodiálise.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externo à Instituição - RAFAELLA PESSOA MOREIRA - UFC