Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARA TAVARES RANGEL

DISCENTE: CLARA TAVARES RANGEL
DATA: 10/11/2014
LOCAL: Departamento de Enfermagem

PERFIL, OPINIÃO E ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL MÉDIO DE ENFERMAGEM DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E A POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL.

Saúde mental; serviços de saúde mental; recursos humanos em saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Objetivo: Caracterizar no campo da atenção à saúde mental, o perfil e as atividades desenvolvidas pelos profissionais de nível médio de enfermagem que prestam assistência aos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da rede de atenção à saúde mental no Estado do Rio Grande do Norte (RN), Além de revelar suas opiniões sobre a política, prática e formação em saúde mental. Método: Estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa e qualitativa realizado no período de junho a setembro de 2014 nos 38 CAPS distribuídos pelo estado, a saber: 28 CAPS para atendimento a transtornos mentais (16 CAPS I, 10 CAPS II, dois CAPS III), sete para atendimento a usuários de álcool e drogas (CAPSad) e três para a clientela infanto-juvenil (CAPSi). Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP/UFRN) sob parecer n° 508.430 CAAE: 25851913.7.0000.5537 em 20 de dezembro de 2013 os dados foram coletados a partir de um questionário estruturado com questões fechadas e abertas. A população correspondia a 75 profissionais. Entretanto, com os critérios de inclusão como lotação no serviço por no mínimo três meses e estar em exercício no período de coleta, a amostra resultou em 48 profissionais, 46 técnicos e dois auxiliares. A perda de 36% dos sujeitos deu-se por não responder ao questionário, afastamento, recém-lotação no serviço, férias e licença-maternidade que corresponderam aos critérios de exclusão. Os dados quantitativos foram tabulados e analisados pela estatística descritiva com o auxílio do software Statistical Package for the Social Scienses (SPSS) versão 20.0, aplicando-se o teste qui-quadrado e exato de Fisher de acordo com as possibilidades. Tratamento diferente será dado aos dados qualitativos. Esses, originados das questões abertas, serão preparados e tratados para a criação de um corpus e analisados com o auxílio do suporte informacional do software Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Trata-se de um software gratuito e com fonte aberta, desenvolvido por Pierre Ratinaud, que permite fazer análises estatísticas sobre corpus textuais e sobre tabelas indivíduos/palavras. Associado a análise de conteúdo de Bardin.  Resultados: Como resultados preliminares, tem-se uma nota prévia intitulada “Profissionais dos serviços e políticas de saúde mental: estudo descritivo” com o objetivo de expor para a comunidade científica o trabalho que será desenvolvido por alguns membros do grupo de pesquisa “Ações promocionais de atenção à Saúde Mental e Coletiva” do departamento de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre as políticas de atenção em saúde mental e os papéis e funções desenvolvidos pelos profissionais que atuam na rede de atenção psicossocial do RN; O segundo denominado “Perfil e atuação dos profissionais de nível médio de enfermagem dos centros de atenção psicossocial: estudo descritivo” compreende o perfil e atividades desenvolvidas pelos profissionais de nível médio que atuam nos CAPS do Estado do RN. Neste foi possível elencar diferenças significativas em relação aos dois locais de coleta (capital/interior), sugerindo explicações e alertando para a exclusão desses profissionais na elaboração do Projeto Terapêutico Singular de cada usuário; e o terceiro artigo encontra-se em fase de construção.

Externo à Instituição - ANTONIA REGINA FERREIRA FUREGATO - USP
Presidente - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Interno - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Externo ao Programa - 014.399.404-28 - RAIONARA CRISTINA DE ARAUJO SANTOS - UFRN