Banca de DEFESA: QUINIDIA LÚCIA DUARTE DE ALMEIDA QUITHÉ DE VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: QUINIDIA LÚCIA DUARTE DE ALMEIDA QUITHÉ DE VASCONCELOS
DATA: 14/08/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Atuação e o conhecimento dos profissionais de enfermagem quanto a morte encefálica e manuntenção do potencial doador de órgãos e tecidos para transplantes.


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Obtenção de Tecidos e Órgãos; Morteencefálica; Transplante; Unidade de Terapia Intensiva.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Ao longo dos anos, o transplante de órgãos e tecidos tornou-se uma importante alternativa para o tratamento de algumas doenças consideradas em estágio terminal. Assim, para a efetivação do processo de transplante, torna-se necessário fornecer um tratamento adequado ao potencial doador de órgãos e tecidos com o intuito de prevenir disfunções orgânicas e manter o padrão hemodinâmico durante o processo de doação de órgãos e tecidos. Nesse sentido, objetivou-se analisar a atuação dos profissionais de saúde na manutenção do potencial doador de órgãos e tecidos para transplante. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, longitudinal, prospectivo e quantitativo de tratamento e análise dos dados, sendo parte integrante da tese intitulada “Fatores determinantes da qualidade do processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes no Estado do Rio Grande do Norte”. Foi desenvolvido na Central de Captação, Notificação e Doação de Órgãos para transplantes, Organização de Procura de Órgãos e em seis unidades hospitalares credenciadas para captação e transplante de órgãos e tecidos, em Natal-RN, entre agosto de 2010 e fevereiro de 2011, mediante aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE 007.0.294.000-10. A amostra probabilística sem reposição foi composta por 65 potenciais doadores. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um roteiro estruturado de observação não participante do tipo checklist. Os dados coletados foram exportados para o Microsoft Excel 2007, organizados, tabulados e transferidos para o Programa Estatístico SPSS versão 20.0, sendo analisados por meio da estatística descritiva e apresentados em forma de tabelas, quadro e gráficos. Predominou o sexo feminino, média de idade de 41 anos, ensino fundamental incompleto, exercendo uma atividade profissional, renda familiar de 1 a 3 salários mínimos, católicos e solteiros. Os potenciais doadores estavam internados em Unidades de Terapia Intensiva com diagnóstico de acidente vascular encefálico. Os órgãos mais doados foram o rim e o fígado. 89,2% realizaram a tipagem sanguínea, 80,0% testes hematológicos e verificação dos eletrólitos, cada. Quanto às funções, 70,8% realizaram exames para a verificação da função pulmonar, 80,0% para a função renal. Das alterações detectadas, 69,2% apresentaram hiperóxia, 66,2% leucocitose, 47,7% hipernatremia, 43,1% elevação na creatina fosfoquinase, 10,0% com sorologia positiva. Exames importantes não foram realizados. É fundamental avaliar potenciais doadores para detectar e tratar alterações, garantindo a qualidade dos órgãos e realização do transplante.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Interno - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Externo ao Programa - 258.912.998-01 - MARINA DE GÓES SALVETTI - USP
Externo à Instituição - LUCIANA ARAUJO DOS REIS - UESB
Notícia cadastrada em: 04/08/2014 11:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao