Banca de DEFESA: SAMILLY MÁRJORE DANTAS LIBERATO

DISCENTE: SAMILLY MÁRJORE DANTAS LIBERATO
DATA: 01/08/2014
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Análise da adesão ao tratamento e da qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa.

Úlcera Varicosa; Adesão do Paciente; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A adesão terapêutica ainda é um grande problema entre pessoas com úlceras venosas (UV), pois o tratamento é longo, dispendioso e demanda alterações no estilo de vida. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral analisar a adesão ao tratamento e a qualidade de vida (QV) das pessoas com UV atendidas na atenção primária à saúde. Trata-se de um estudo analítico, transversal com abordagem quantitativa de tratamento e análise de dados. O estudo teve como cenário 13 Unidades de Saúde da Família e 02 Unidades Mistas da cidade de Natal. A população alvo foi composta por 44 pessoas com UV indicadas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família entre fevereiro e abril de 2014. Foram utilizados três instrumentos: um instrumento de caracterização dos aspectos sociodemográficos, de saúde e da assistência, a Escala Multidimensional de Adesão Terapêutica composta pelas dimensões: estilo de vida saudável, terapia compressiva e vigilância neurovascular e o Charing Cross Venous Ulcer Questionnaire (CCVUQ) que avalia QV em pessoas com UV, composto pelos domínios: Escore Total, Interação Social, Atividades Domésticas, Estética e Estado Emocional. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CAAE: 07556312.0.0000.5537. Os dados referentes à caracterização sociodemográfica demonstram que houve predominância do sexo feminino (65,9%), faixa etária a partir de 60 anos (59,1%) e renda de até 1 salário mínimo (81,8%). Com a caracterização de saúde, evidenciou-se que a maioria das pessoas relataram doenças crônicas associadas (63,6%), sono maior que 6 horas (81,8%), dor presente (81,8%), negando etilismo (86,4%) e tabagismo (77,3%) e apresentaram número de recidivas maior ou igual a 1 (77,3%). Relativo à adesão terapêutica verificou-se que na dimensão terapia compressiva há pior adesão. Não foram encontradas associações entre os domínios da adesão e as variáveis sociodemográficas e de saúde. Observou-se, no entanto, melhor adesão entre os indivíduos sem dor e com maior escolaridade. Quando analisadas as médias das dimensões da adesão terapêutica com as características da assistência observou-se significância estatística entre: adesão à terapia compressiva e orientação para uso de terapia compressiva (p-valor = 0,002) e orientação para exercícios regulares (p-valor = 0,026). Considerando a média do escore total do CCVUQ (média 51,47 e DP 18,33) observa-se que a QV geral dos pesquisados tem valor aproximado ao da mediana da escala (50). As médias dos domínios Interação Social (média 44,23 e DP 21,38) e Atividades Domésticas (média 45,70 e DP 23,21) foram os que revelaram melhor QV. Verificaram-se correlações fracas, porém significativas entre adesão à dimensão estilo de vida saudável e os domínios Escore Total (p-valor = 0,012), Interação Social (p-valor = 0,048), Estética (p-valor = 0,025) e Estado Emocional (0,017) do CCVUQ. A partir da análise dos dados conclui-se que entre as pessoas com UV a pior adesão refere-se à dimensão terapia compressiva. Além disso, não foi constatada significância estatística na associação entre a adesão ao tratamento e as características sociodemográficas e de saúde. Acrescenta-se que houve correlação apenas entre a dimensão estilo de vida saudável e os domínios do CCVUQ.

Externo à Instituição - CRISTINA KATYA TORRES TEIXEIRA MENDES - FAMENE
Presidente - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Interno - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Externo ao Programa - 258.912.998-01 - MARINA DE GÓES SALVETTI - USP