PROPESQ - EM RESPOSTA AO AVISO - CEP/UFRN

Prezada profa  Dulce Almeida

M.D. Coordenadora do CEP/UFRN

Campus Central

(c/c para prof. Valter José Fernandes Junior, Pró-Reitor de Pesquisa UFRN, Profa. Angela Maria Paiva Cruz, Magnífica Reitora desta UFRN)

 

Tendo em vista mensagem postada no dia de hoje por este CEP/UFRN, firmado pela senhora professora, esta Propesq-UFRN, na condição um dos destinatários da mensagem, gostaria de expor à sua consideração e à consideração dos demais destinatários os pontos seguintes:

1.     Cabe efetivamente à Propesq-UFRN a supervisão e apoio ao funcionamento dos comitês de ética desta UFRN para pesquisa envolvendo seres humanos, dentre eles o CEP/UFRN – Campus Central.

2.     Nesse sentido, a situação atual de acúmulo de pareceres para projetos de pesquisa não-avaliados em decorrência de afastamento de membros desta comissão, bem como diminuição de efetivo de membros titulares, se constitui em problema grave, tendo em vista o comprometimento do bom andamento das pesquisas desta UFRN envolvendo seres humanos, em conformidade com a portaria normativa 466/2012 – CONEPE – MS. Nesse sentido, o desligamento do CEP/UFRN do sistema CONEP, aludido na mensagem em tela, traz problemas adicionais ainda mais graves e portanto deverá ser foco de ação coordenada imediata do referido CEP/UFRN e desta Propesq.

3.     Causou-nos estranheza a menção ao desligamento acima aludido como resposta a um suposto descompromisso da UFRN em relação ao papel dos CEPs para o funcionamento da pesquisa envolvendo seres humanos. Justamente HOJE, 27/06/2014, teve continuidade a tramitação no nosso CONSEPE de minuta que estabelece novo sistema de pontuação para a produção acadêmico-científica de nossos docentes, com vistas à ascensão funcional, pontuação esta que abarca a contribuição dos docentes representada pela participação nas comissões centrais da UFRN, dentre as quais as comissões de ética. Tal minuta é fruto de trabalho conjunto de toda a gestão, abarcando várias pró-reitorias e em cumprimento a diretriz da atual gestão voltada para o devido reconhecimento e valorização das várias facetas do trabalho docente. Finalmente, o apoio desta Propesq-UFRN à instalação e funcionamento do terceiro CEP da UFRN, aberto em campus do interior do estado (CEP-FACISA) há menos de um ano, traduz nosso empenho em ampliar o atendimento aos pesquisadores e sobretudo desafogar os CEPs que atendem ao campus central.

4.     Apesar de inúmeras tentativas ao longo da tarde de hoje para contato telefônico com o CEP/UFRN  não logramos sucesso, mas ficamos desde já ao dispor desta comissão para reunião emergencial ao longo da próxima semana, de forma a garantir a manutenção do trabalho desempenhado por esta comissão em prol do controle ético da pesquisa nesta UFRN, compromisso permanente desta Propesq em consonância com diretriz da atual gestão.

Att.,
Jorge Falcão
Propesq UFRN
Pró-Reitor Adjunto em Exercício
 
Notícia cadastrada em: 28/06/2014 00:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao