Banca de DEFESA: GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO
DATA: 21/07/2014
LOCAL: Anfiteatro Profa. Raimunda Medeiros Germano - Departamento de Enfermagem

Conhecimentos e habilidades de alunos da graduação em enfermagem em procedimentos de semiologia e semiotécnica da enfermagem

Enfermagem; Ensino; Alunos de enfermagem; Cuidados básicos de enfermagem

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A Disciplina de Semiologia e Semiotécnica proporciona o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática da enfermagem e ao estudo de procedimentos teórico-práticos. Na avaliação da disciplina, torna-se fundamental observar como o estudante trabalha o conhecimento adquirido, aproveita o aprendizado, como o aplica e o progresso no uso de instrumentos e recursos, bem como sua capacidade julgamento crítico; favorecendo a concretização de uma assistência, proveniente do processo educativo eficiente. Assim, o estudo tem como objetivo geral analisar conhecimentos e habilidades de procedimentos de semiologia e semiotécnica da enfermagem (higienização simples das mãos-HSM, mensuração da pressão arterial-PA, punção venosa periférica com cateter agulhado-PVP e sondagem vesical de demora masculina-SVD) de alunos da graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estudo analítico com abordagem quantitativa, realizado no Departamento de Enfermagem da UFRN, em Natal/RN. A população foi composta por dois públicos alvos em diferentes etapas, sendo a primeira etapa composta por 27 juízes docentes (UFRN, UERN e UnP) responsáveis por avaliar os instrumentos de coleta de dados para validação de conteúdo dos instrumentos e, na segunda, 186 alunos da graduação em enfermagem da UFRN, matriculados do 5° ao 9° período do curso. O estudo obteve parecer favorável do CEP/HUOL (CAAE nº 0002.0.294.000-10).  A coleta de dados ocorreu em duas etapas: verificação dos conhecimentos por meio de questionários estruturados validados, com 12 questões objetivas cada; e observação da execução dos procedimentos com preenchimento das listas de verificação validadas, em laboratório de simulação. Os resultados foram analisados no programa SPSS 20.0 por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando-se os testes ANOVA, Wilcoxon e Friedman, adotando nível de significância estatística de p-valor < 0,05. Dos 186 alunos pesquisados, 89,8% eram do sexo feminino, com idade entre 18 a 26 anos (88,2%), solteiro/divorciado (86,6%), renda de 1 a 5 salários mínimos (74,2%). Quanto à experiência laboral, 18,3% tiveram experiência em saúde anterior a graduação; 15,6% tinham formação como técnico de enfermagem; e 10,2% trabalharam na área da saúde. Atualmente, 14,0% trabalham. A média de acertos do conhecimento nos quatro procedimentos variou de 6,2 a 8,8, sendo maior em HSM (8,6), seguida por SVD (7,8), PVP (7,4) e PA (6,7); o 6º período apresentou as piores médias sdem três dos quatro procedimentos (HSM, PA e SVD). Quanto às habilidades, o procedimento de PVP apresentou melhor média de acerto geral (21,2 ± 2,6), e a SVD masculina a média mais baixa e maior variação (27,2 ±4,4), sendo a diferença entre períodos significante (p=0,041). Verificou-se que existem diferenças significativas entre os conhecimentos e habilidades dos quatro procedimentos nos diferentes períodos da graduação em enfermagem (p<0,001, para cada procedimento). O estudo acarretará repercussão na área da saúde, colaborando na formação dos enfermeiros, melhoria do ensino e expansão das reflexões acerca do ensino de enfermagem em semiologia e semiotécnica.

Externo à Instituição - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA - UFPB
Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA