Banca de DEFESA: DANIELE VIEIRA DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELE VIEIRA DANTAS
DATA: 06/06/2014
LOCAL: Anfiteatro Profa. Raimunda Medeiros Germano - Departamento de Enfermagem

PROTOCOLO PARA ASSISTÊNCIA AS PESSOAS COM ÚLCERAS VENOSAS EM SERVIÇOS NA ALTA COMPLEXIDADE

Úlceras Venosas; Assistência Integral à Saúde; Protocolos; Estudos de Validação.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

As úlceras venosas, feridas crônicas recidivantes que resultam da Doença Venosa Crônica acometem diferentes faixas etárias e repercutem de forma severa na deambulação dos pacientes. As lesões requerem tratamento duradouro e complexo e são responsáveis por morbi-mortalidade significativas. Diante disso, este estudo tem como objetivo geral analisar a validação de conteúdo e clínica de um protocolo para atender pessoas com úlcera venosa em um hospital de alta complexidade. Estudo metodológico, quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CAAE: 07556312.0.0000.5537), desenvolvido em três etapas: 1) Elaboração de uma proposta de protocolo multiprofissional para assistência às pessoas com úlceras venosas atendidas em um hospital de referência do Rio Grande do Norte, baseado em diretrizes da literatura científica. As diretrizes selecionadas referem-se a dados sociodemográficos, anamnese, exames (solicitação/realização/resultados), verificação de dor, pulsos, edema, sinais de infecção, índice de massa corpórea, sinais vitais e localização da lesão, característica da úlcera, cuidados com lesão, medicamentos em uso relacionados ao tratamento da lesão, tratamento da dor e cirúrgico da Doença Venosa Crônica, terapia compressiva, prevenção de recidivas (estratégias clínicas e educativas); referência, contrarreferência e qualidade de vida; 2) Validação de conteúdo de um protocolo multiprofissional para atender pessoas com úlcera venosa em um hospital de referência do Rio Grande do Norte. Na qual foram selecionados, por meio da plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 53 profissionais de saúde do Brasil, que atuaram como juízes do instrumento, opinando pela concordância ou discordância das diretrizes selecionadas na literatura. Os dados coletados foram analisados a partir do índice Kappa (Κ) para verificação do nível de concordância e nível de consistência (fidedignidade) da opinião dos juízes e do Índice de Validade de Conteúdo; 3) Validação clínica de um protocolo multiprofissional para atender pessoas com úlcera venosa em um hospital de referência do Rio Grande do Norte. Etapa a ser realizada no ambulatório de clínica cirúrgica do Hospital Universitário Onofre Lopes, com 50 pessoas com úlceras venosas. Os dados coletados serão analisados por meio de estatística descrita com frequências absolutas e relativas, média e desvio padrão, e inferencial com aplicação do teste Qui-Quadrado (χ2), Wilcoxon, Mann-Whitney, correlação de Pearson (r ≥ 0,750 = forte; 0,500 a 0,749 = moderada; ≤ 0,499 = fraca), considerando nível de significância estatística de ρ-valor < 0,05. Pretende-se com a validação de conteúdo e clínica melhorar o instrumento, buscando otimizar as condutas e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Interno - 338218 - CLELIA ALBINO SIMPSON
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Presidente - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Interno - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA