PLATAFORMA SUCUPIRA/CAPES - Informações, Manual de Preenchimento e outras informações

Prezados docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Atenção a Saúde, a Coordenação informa:


Implantada a Plataforma Sucupira para coletar informações, realizar análises e avaliações e ser a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), em substituião ao tradicional COLETA CAPES. Portanto, leiam o manual, em anexo, com bastante atenção, uma vez que vai exigir uma REVISÃO do CV-Lattes de cada integrante do PGENF/UFRN, para adequação das informações entre as duas fontes de dados. Iniciou-se a revisão, alteração das informações contidas na plataforma por ocasião do seu lançamento, com base no ano de 2012. As informações 2013 e 2014 estão sendo implantadas, dai a revisão dos currículos em tempo hábil. Ainda não há prazo para a Chancela das informações pela CAPES/PPG. 

O novo instrumento de coleta de informações e apresenta nvos abas da proposta do programa: 1. Histórico e contextualização do programa; 2. Objetivos - geral e específicos e o Perfil do Egresso; 3. Proposta Curricular - estrutura curricular articulada com linhas de pesquisa e área de concentração, experiências inovadoras de formação, Ensino a Distância; 4. Infraestrutura - laboratórios, recursos de informática, biblioteca, outras informações; 5. Integração com a Graduação - ações implementadas e articuladas com a Graduação para melhoria da formação; 6. Integração com a sociedade/Mercado de Trabalho(MP)- interface do programa com Instituições, Empresas, òrgãos da Administração públicas, Organizações do Terceiro Setor - indicadores de integração com a Graduação em Enfermagem, Estágios de Docência, - Indicadores de Integração, Estágios Profissionais; 7. Intercâmbios - nacionais e internacionais; 8. Solidariedade, Nucleação e Visibilidade - indicadores de solidariedade e nucleação, acompanhamento de egressos, visibilidade através de ações, programas e projetos; 9. Inserção Social - insersão social e interface com a área básica; 10. Internacionalização - ações, projetos e resultados que indiquem o nível de internacionalização; 11. Atividades Complementares - informações sobre o maior conhecimento do Programa e do seu desempenho no período; 12. AUTOAVALIAÇÃO - perspectivas de evolução e tendências, destacando pontos fortes, barreiras enfrentadas e estratégias utilizadas para o dsempenho do Programa.

NÃO DEIXEM DE LER O MANUAL, DÚVIDAS PODERÃO SER ESCLARECIDAS.


O que é a Plataforma SUCUPIRA?


É uma nova e importante ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e ser a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

A Plataforma deve disponibilizar em tempo real e com muito mais transparência as informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica.

Igualmente, a Plataforma propiciará a parte gerencial-operacional de todos os processos e permitirá maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação.

A escolha do nome é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes como é até os dias de hoje.

 

Quais os avanços para os processos da CAPES?

  • Maior transparência dos dados para toda a comunidade acadêmica;

  • Redução de tempo, esforços e imprecisões na execução de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG);

  • Maior facilidade no acompanhamento da avaliação;

  • Maior confiabilidade, precisão e segurança das informações;

  • Controle gerencial mais eficiente.

Quais os avanços para as Instituições de Ensino (IES)?

  • Maior facilidade e simplicidade no processo de coleta/envio das informações;

  • Imediata visibilidade das informações da instituição;

  • Maior agilidade no processo de solicitações e facilidade na comunicação junto a CAPES;

  • Melhor acesso e maior disponibilidade de informações sobre todo o SNPG para elaborar metas, ações e políticas institucionais e respectivos planos de desenvolvimento;

  • Envio de informações continuamente em tempo real ao longo do ano;

  • Possibilidade de integração com sistemas de registro acadêmico-corporativos.

Acesse aqui a Plataforma Sucupira

Notícia cadastrada em: 07/04/2014 18:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao