LANÇAMENTO NACIONAL PELA CAPES E UFRN - PLATAFORMA SUCUPIRA

Em Brasília, CAPES E UFRN lançam criação conjunta, a Plataforma Sucupira

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançaram hoje à tarde, em Brasília, uma tecnologia moderna para agilizar o sistema de avaliação da pós-graduação no país. Trata-se da Plataforma Sucupira, desenvolvida em conjunto por técnicos e pesquisadores da UFRN e da CAPES.

Apresentada por um dos inventores, o professor Dr. Rubens Maribondo do Nascimento, do Centro de Tecnologia (CT) da UFRN, na presença de dirigentes da CAPES, da reitora da UFRN, ngela Paiva Cruz e demais participantes, a “Sucupira”, assim carinhosamente chamada pelos criadores, reúne os dados e os mecanismos do sistema de avaliação recomendado pela CAPES para os programas de pós-graduação.

Ao se referir a essa criação conjunta entre a Instituição e a CAPES, a reitora reiterou: “Mais uma vez, a UFRN demonstra, por meio dessa cooperação com a Capes, estar comprometida não apenas com a qualidade da educação em nível de graduação. A instituição está contribuindo de diversas formas, inclusive para a melhoria da educação básica e da pós-graduação”.

Na ocasião, ngela Paiva lembrou que uma dessas contribuições da UFRN para com a educação básica foi materializada em formas de gestão mais ágil e racional, como a possibilitada pelo seu Sistema SiG, esse customizado para a educação Básica do sistema educacional do Rio Grande do Norte, por meio do Sistema SigaEduc. Agora, o mesmo ocorre para com o ensino da pós-graduação coordenado pela CAPES, com a geração da Plataforma Sucupira. “Estou muito feliz e emocionada pela escolha da sua denominação Sucupira, nome do grande educador Nordestino, Newton Sucupira”, concluiu a reitora da UFRN.

Desenvolvimento da Sucupira

A Plataforma Sucupira é fruto de um acordo de cooperação firmado entre a UFRN e a CAPES em 2012. Iniciado no meio de 2012, envolvendo a SINFO/UFRN, DAV e DTI/CAPES, o trabalho gastou quase 21 meses, desde a montagem das equipes à apresentação da tecnologia, utilizando, inclusive, 200 horas de videoconferência entre os participantes do projeto.

Considerada pelo professor Rubens Maribondo do Nascimento, “como uma plataforma amigável” e, sobretudo, “uma ferramenta de transparência da pós-graduação”, a Plataforma Sucupira foi projetada para operar de forma única e integrada, possibilitando a coleta de dados das atividades da pós-graduação online e em tempo real. E, conforme explicações, a tecnologia concentra dados sobre o corpo discente dos programas, o Coleta CAPES, CNPG, APCN, WebQualis e os sistemas internos DAV e, devido a sua funcionalidade, vai incorporar os atuais sistemas vinculados com a avaliação.

Uma das vantagens dessa tecnologia, segundo o professor do CT, “é a redução do tempo das avaliações dos programas de pós em funcionamento no país”. Para os inventores, os principais avanços dessa nova plataforma são a disponibilidade das informações coletadas para a comunidade dos programas, no modo online, inclusive para preenchimento e, sobretudo, que o preenchimento das informações será contínuo.

Notícia cadastrada em: 27/03/2014 18:47