Banca de DEFESA: ALINE GALÚCIO DE OLIVEIRA

DISCENTE: ALINE GALÚCIO DE OLIVEIRA
DATA: 13/03/2014
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Estágio supervisionado em enfermagem: visão de preceptores.

Enfermagem; Educação em enfermagem; Preceptoria; Hospitais de ensino.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O presente estudo teve como objetivo analisar a visão de preceptores de um hospital universitário acerca do estágio supervisionado em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), localizado em Natal-RN. A população foi composta por onze enfermeiros assistenciais que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a pesquisa empírica, realizada no período de setembro a novembro de 2013, foi utilizada a entrevista a semiestruturada, envolvendo questões direcionadas ao estágio, conforme preconizam as diretrizes curriculares nacionais, no que se refere a esse componente curricular. Contou com a anuência da instituição onde se desenvolveu o estudo e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, com CAAE n° 17800613.9.0000.5537, além da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. A análise foi realizada através da análise de conteúdo,  segundo Bardin, na modalidade temática. Desse modo,  foram definidas, a priori, quatro categorias, assim nominadas: O estágio supervisionado na visão de enfermeiros; Ser preceptor; O estágio em questão: contribuições e dificuldades; Os agentes institucionais se comunicam? Os resultados apontam que na visão dos preceptores o estágio supervisionado é uma condição sine qua non para a formação do enfermeiro, visto que prepara para a vida profissional, além de ser um momento propício para o exercício da gerência e de uma maior aproximação entre teoria e prática; estimula o preceptor a se atualizar para melhor exercer a função e, ainda, proporciona uma troca de saberes entre alunos e preceptores, contribuindo, assim, para otimizar o serviço. Apesar disso, os entrevistados assinalam a existência de um distanciamento e pouca comunicação com a instituição acadêmica. Em síntese, percebe-se que os enfermeiros compreendem a importância de sua função de preceptores e do estágio supervisionado para a formação profissional. Faz-se necessário, porém, refletir sobre os caminhos a serem trilhados no enfrentamento das dificuldades nesse processo, sobretudo, no que diz respeito à relação ensino/serviço, que, mantendo-se distanciada, fortalece a dicotomia existente entre teoria e prática.

Externo à Instituição - JOAO BOSCO FILHO - UERN
Externo à Instituição - JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA - UERN
Presidente - 004.461.144-72 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO - UFRN
Externo ao Programa - 347162 - ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR