Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE SANTOS CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANE SANTOS CAVALCANTE
DATA: 19/02/2014
LOCAL: Departamento de Enfermagem

TRAJETÓRIA DE VIDA DOS PESCADORES VÍTIMAS DE TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR NO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE/RN

Saúde do Homem; Saúde Mental; Traumatismo da Coluna Vertebral; Paraplegia; Pesca; História de Vida; Enfermagem

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Uma questão de grande relevância para a saúde pública atualmente refere-se ao Traumatismo Raquimedular, especialmente por estar relacionado as causas externas (acidentes e violência). A incidência de lesão da medula espinhal vem aumentando de maneira significativa nos últimos 20 anos. O custo anual para tratamento da lesão medular no Brasil é estimado em 300 milhões de dólares, porém este valor é crescente, devido à maior expectativa de vida do portador de lesão medular e aumento em sua incidência no Rio Grande do Norte, a estimativa aumenta por ser área litorânea o que favorece o acidente por mergulho, especialmente ao pescador por ser o mar seu ambiente de trabalho. Diante desse contexto, questiona-se: Como era a vida do pescador antes do trauma raquimedular (TRM)? O que mudou em sua vida após o evento? Quais eram seus planos e expectativas de vida antes do TRM? E como se sente hoje? Partindo de tais indagações, o presente estudo tem por objetivo narrar à trajetória de vida dos pescadores vítimas de traumatismo raquimedular no litoral do Rio Grande do Norte/RN. Diante dos objetivos propostos optar-se-á por um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando-se o enfoque da historia oral de vida como referencial metodológico. Os colaboradores serão homens pescadores vítimas de trauma raquimedular vinculados ás colônias de pescadores e atendidos no Pronto Socorro Clóvis Sarinho do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, protocolo n. 431.891/2013 CAAE 20818913.0.0000.5537. Discute-se a problemática em forma de manuscritos, e produção técnica, inicialmente, a partir do capítulo de livro intitulado: “Assistência de enfermagem ao paciente com Traumatismo raquimedular” que discorrer sobre o processo de cuidar em enfermagem com qualidade e segurança para o paciente. Serão discutidos assuntos como características das ocorrências do TRM, epidemiologia, fatores de risco e principais causas, considerações anatômicas e fisiológicas da coluna vertebral e medula espinhal; mecanismos e classificação das lesões, quadro clínico, tratamento e cuidados de enfermagem. O segundo refere-se ao artigo intitulado: Retenção urinária no lesado medular: uma analise de conceito que buscou analisar o conceito de retenção urinária (RU) com base em Walker e Avant. Nesse estudo evidenciou-se poucos estudos na literatura de enfermagem. Apenas quatro (25,00%) tratavam do diagnóstico de enfermagem no geral e autocuidado para o cateterismo vesical. Quanto aos países que publicaram na temática “retenção urinária” destacou se o Brasil com sete estudos (43,75%), seguido do Chile com quatro (25,00%) e demais países Estados Unidos, Canadá e Turquia (18,75%). E finalmente, dos “Homens vitimados por lesão medular em reabilitação: assistência de enfermagem atraves de uma análise contextual” objetivou analisar o fenômeno das complicações e seqüelas produzidas pelo Traumatismo Raquimedular – TRM em homens jovens e as ações de enfermagem. Os resultados denotam homens com TRM (imediato); seqüelas do TRM e ações de enfermagem (específico); mudanças na vida cotidiana desses homens (geral) e as Diretrizes de Atenção à Pessoa com Lesão Medular (metacontexto). Reconhecem-se o alcance do objetivo proposto e das lacunas do trabalho, embora, não o torna menos relevante do ponto de vista científico e da revisão integrativa da literatura. Ressalta-se a necessidade, de estudos sobre retenção e incontinência urinária e mecanismos de autocuidado frente a essa problemática.

Interno - 338218 - CLELIA ALBINO SIMPSON
Externo à Instituição - EDNALDO CAVALCANTE DE ARAÚJO - UFPE
Externo à Instituição - FRANCISCA LUCÉLIA RIBEIRO DE FARIAS - UNIFOR
Presidente - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA