Banca de DEFESA: DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO

DISCENTE: DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO
DATA: 06/02/2014
LOCAL: Departamento de Enfermagem

A formação de conceitos no ensino de graduação em enfermagem à luz da teoria da aprendizagem significativa

Enfermagem; Educação em Enfermagem; Formação de conceitos.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) descrita por David Paul Ausubel oferece uma proposta para que as estratégias de ensino proporcionem ao estudante um aprendizado mais ativo, de forma mais eficaz. A projeção prática da TAS é demonstrada por meio da técnica de elaboração de mapas conceituais (MC), criada por Joseph Donald Novak, que os apresenta como estratégia, método ou recurso esquemático, que constitui um indicador para identificar a organização cognitiva do conhecimento adquirido pelos estudantes. A pesquisa foi realizada à luz da TAS em relação à aprendizagem de conceitos que envolveu estudantes do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade pública do estado do Rio Grande do Norte. Dessa forma, o estudo objetivou comparar a aprendizagem de conceitos dos estudantes do curso de graduação em Enfermagem, quando submetidos a formas distintas de ensino, de modo que aponta abordagens que promovam resultados mais efetivos e significativos. Trata-se de um estudo quase experimental, com análise qualitativa, realizado com estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa/UFRN, com Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) no. 11706412.3.0000.5537. O estudo ocorreu em dois momentos distintos e envolveu conteúdos sobre complicações de pós-operatório mediato da ferida cirúrgica, de uma mesma disciplina, com estudantes que cursavam o 5o semestre letivo do curso de graduação em Enfermagem. Para viabilização da coleta de dados, ocorrida no segundo semestre de 2013, utilizou-se à técnica de MC, para representarem o conceito de complicações de pós-operatório mediato da ferida cirúrgica, abordado em sala de aula. Os MC foram construídos em um horário diferente do horário da disciplina, com o apoio de monitores e precedido por uma breve explanação acerca da descrição e forma de elaboração e aplicação deles. Foram sujeitos deste estudo 31 alunos do curso de graduação em enfermagem, matriculados na disciplina de Atenção Integral à saúde I. Na primeira etapa, participaram da pesquisa 18 alunos, estes tiveram a intervenção de ensino baseadas na TAS, e na segunda etapa, participaram todos os estudantes, na qual ocorreu a aula prevista curricularmente com a docente responsável da disciplina, sobre o mesmo assunto. Ao final de cada encontro, os estudantes elaboraram os mapas conceituais com auxílio do SoftwareCmap Tools®. A análise dos dados foi realizada mediante a técnica de análise de conteúdos, subsidiada por um mapa conceitual “espelho”, previamente desenvolvido pelos pesquisadores, e auxílio na elaboração das categorias em que os conceitos encontrados foram classificados. O estudo descobriu que a intervenção de ensino baseada na TAS com auxílio dos MC conseguiu desenvolver nos alunos um processo de ensino aprendizagem mais expressivo do que apenas a aula curricular com o método tradicional de ensino, e ainda a associação da intervenção de ensino proposta com o método tradicional e o uso da técnica de MC estimula no aluno a capacidade de articular os diversos conhecimentos aprendidos assim como aplicá-los em situações reais.

Interno - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Presidente - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR