Banca de QUALIFICAÇÃO: KALINA SIQUEIRA DE MOURA

DISCENTE: KALINA SIQUEIRA DE MOURA
DATA: 10/12/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

História oral de vida: ser cuidador de paciente com acidente vascular cerebral.

Cuidadores, assistência domiciliar, acidente vascular cerebral, enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O presente estudo objetiva compreender a vivência de ser um cuidador familiar de paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Inicialmente realizou-se uma análise contextual à luz do referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress, como forma de melhor compreensão do fenômeno estudado. Nesta perspectiva, encontrou-se a consciência da necessidade de um cuidado imediato ao outro como contexto imediato; mudanças ocorridas frente a condição de cuidador como contexto específico; adaptação a condição de cuidador: crenças pessoais e aspectos culturais como contexto geral; e, políticas públicas e rede de apoio social ao cuidador familiar como metacontexto. Essas reflexões favorecem a identificação da condição do cuidador familiar de paciente com AVC, contribuindo para que os profissionais de saúde, sobretudo a enfermagem encontrem soluções e implementem ações visando superar as dificuldades vivenciadas pelo cuidador. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo fio condutor se pautará na história oral de vida, conforme a fundamentação teórica e operacional de Meihy. Assim sendo, evidenciam-se as seguintes etapas: a comunidade de destino, composta por todos os cuidadores familiares de pacientes com AVC; a colônia, formada por cuidadores familiares de pacientes com AVC e que foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do Hospital José Pedro Bezerra (HJPB), na cidade do Natal/RN; a rede constituir-se-á dos cuidadores que atendam os critérios de inclusão, e como ponto zero o primeiro voluntário do grupo. Neste estudo são critérios de inclusão: o cuidador exercer ativamente suas atividades de cuidado por pelo menos seis meses e apresentar boas condições físicas e psicológicas no momento da entrevista; o paciente cuidado ter se desligado do SAD. Critérios de exclusão: o cuidador ser menor de 18 anos, o paciente ter falecido ou estar hospitalizado. A população composta por todos os cuidadores familiares do SAD, do HJPB, serão abordados através de entrevistas. A pesquisa torna-se relevante pela existência comprovada de um elevado número de cuidadores de pacientes incapacitados em decorrência do AVC. No entanto, esses cuidadores apesar de necessitarem de orientação e apoio por parte dos serviços de saúde, as condições e sentimentos diante da responsabilidade que assumem no seio familiar, não vêm sendo objeto de estudo no âmbito acadêmico conforme refere a literatura. Após encaminhamento e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, os colaboradores convidados a participar do estudo, assinarão o TCLE. Acredita-se que a realização desta investigação poderá contribuir para o trabalho dos profissionais junto aos cuidadores.

Presidente - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Interno - 6338033 - REJANE MILLIONS VIANA MENESES
Externo ao Programa - 347162 - ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR
Notícia cadastrada em: 02/12/2013 08:21