Banca de DEFESA: MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES

DISCENTE: MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES
DATA: 27/01/2014
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Volume de líquidos excessivo em pacientes submetidos à hemodiálise.

Diagnóstico de enfermagem. Sinais e sintomas. Líquidos corporais. Insuficiência renal crônica. Diálise renal.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Estudo transversal, com o objetivo de avaliar a acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Volume de líquidos excessivo em pacientes submetidos à hemodiálise. Ocorreu em duas etapas, sendo a primeira composta pela avaliação dos indicadores do diagnóstico em estudo; e a segunda, a inferência diagnóstica por enfermeiros diagnosticadores. A primeira ocorreu entre os meses de dezembro de 2012 a abril de 2013, no Hospital Universitário Onofre Lopes e na Clínica de Doenças Renais, com uma amostra de 100 pacientes renais crônicos em hemodiálise. Obtiveram-se os dados mediante formulário de entrevista e exame físico, os quais foram organizados em planilhas eletrônicas e analisados quanto à presença ou ausência dos indicadores do diagnóstico Volume de líquidos excessivo. Na segunda etapa, as planilhas criadas anteriormente foram encaminhadas a três diagnosticadores, que julgaram a presença ou ausência do diagnóstico na clientela pesquisada. Essa etapa desenvolveu-se entre os meses de julho a setembro de 2013. Para a análise, utilizou-se a estatística descritiva e inferencial por meio do IBM SPSS Statistic versão 19.0 for Windows. Na análise descritiva, utilizaram-se medidas de tendência central e de dispersão. Na análise inferencial, utilizaram-se os teste de Qui-quadrado e Fisher, sendo calculadas as razões de prevalência. Posteriormente, mensurou-se a acurácia dos indicadores clínicos do referido diagnóstico por meio da especificidade, da sensibilidade, dos valores preditivos, das razões de verossimilhança e da Odds Ratio Diagnóstica. Os resultados foram organizados em tabelas e discutidos com literatura pertinente. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o protocolo nº 148.428 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) nº 08696212.7.0000.5537. Os resultados revelaram que o diagnóstico de enfermagem estudado esteve presente em 82% dos pacientes. Dentre as características com prevalência acima de 50% destacaram-se: azotemia, hematócrito diminuído, eletrólitos alterados, ingestão maior que o débito, ansiedade, edema, hemoglobina diminuída, oligúria e mudança na pressão arterial. Entretanto, oito apresentaram associação estatisticamente significante ao diagnóstico de enfermagem investigado: congestão pulmonar, ingesta maior que o débito, eletrólitos alterados, distensão da jugular, edema, ganho de peso, agitação e ruídos adventícios. Dentre essas, as que apresentaram maiores razões de prevalência, foram: edema e ganho de peso. As características com maior sensibilidade foram edema, eletrólitos alterados e ingesta maior que o débito e as com maior especificidade sobressaíram-se a anasarca, o ganho de peso, mudança no padrão respiratório, ruídos adventícios, congestão pulmonar, agitação e distensão da jugular. Os indicadores distensão da jugular, eletrólitos alterados, ingesta maior que o débito, pressão venosa central aumentada e edema, em conjunto foram identificados no modelo da regressão logística como os fatores preditores mais significantes. Conclui-se que a acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem Volume de líquidos excessivo em pacientes submetidos à hemodiálise auxiliará no processo de inferência do enfermeiro, principalmente no controle da volemia. Outrossim, os resultados desse estudo contribuirão também para o planejamento de estratégias para a abordagem terapêutica nesses pacientes.

Presidente - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS