Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIA GOMES FERNANDES COSTA DE SANT ANNA

DISCENTE: JULIA GOMES FERNANDES COSTA DE SANT ANNA
DATA: 13/12/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

A PSICODINÂMICA DO TRABALHO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE NATAL/RN

Ambiente de trabalho, saúde do trabalhador, enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O estudo teve como objetivo analisar a psicodinâmica do trabalho do professor de Ensino Superior de Enfermagem. Trata-se de um estudo do tipo analítico, com abordagem qualitativa. A técnica de coleta e análise de informações deu-se através da história oral temática e ocorreu no período de 14 a 22 de novembro de 2013, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFRN, através do parecer no 456.348/2013. O estudo foi desenvolvido em uma instituição de ensino superior do município de Natal/RN com sete professores da graduação de enfermagem. Constatou-se que as responsabilidades constantes dos docentes, inerentes ao processo de ensino-aprendizagem em saúde, quando envolvem o aluno e a população, bem como as questões éticas associadas interferem sempre, limitando a qualidade de vida e provocando problemas de saúde quando não trabalhadas. Esse problema é ainda mais impactante devido à sobrecarga de trabalho imposta pelas atividades acadêmicas e que o docente é obrigado a levar para o ambiente extra laboral. Entretanto, são as atividades com os alunos e a população que também interferem, promovendo satisfação, pela gratificação expressa por ambos. Outra questão a ser trabalhada envolveria o problema do medo no trabalho, por vezes, está aliado ao autoritarismo hierárquico, instabilidade de emprego e ameaça de demissão num cenário em que alguns aspectos do contexto institucional que limitariam o prazer na vida docente. Isso poderia ser amenizado com incorporação de movimentos menos lineares na gestão organizacional, estimulando a participação coletiva e o diálogo. O reconhecimento no trabalho, bem como sua autonomia e liberdade para realização do seu próprio modo de trabalho seria outro elemento primordial no processo de construção da identidade. Sua permanência ou ausência é fundamental no desenvolvimento da identidade dos indivíduos e na transformação do sofrimento, gerado pelo trabalho, em prazer. Nessa perspectiva, ao analisar a psicodinâmica do trabalho dos professores de professores de ensino superior de enfermagem constatou-se que o processo que envolve sofrimento, prazer e estratégias defensivas contribuiu não apenas enquanto espaço para a efetivação de um trabalho científico em si, mas também constituiu um corpo de conhecimento para a defesa do direito a diferença, como direito do ser humano. Entender a influência da organização na qualidade de vida, na saúde mental, na geração de sofrimento psíquico, no desgaste e no adoecimento dos trabalhadores é de suma importância, não somente para a compreensão e para intervenção em situações de trabalho que possam desencadear várias formas de sofrimento, mas também para a superação e transformação dessas organizações.

Externo ao Programa - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Externo à Instituição - MARIA DE OLIVEIRA FERREIRA FILHA - UFPB
Interno - 347635 - REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES
Presidente - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS