Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA APARECIDA SOARES MALVEIRA

DISCENTE: FERNANDA APARECIDA SOARES MALVEIRA
DATA: 11/12/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Participação das mães e/ou cuidadores no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança

Saúde da criança; Atenção primária à saúde; Assistência integral à saúde; Cuidados de enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (CD) da criança consiste na avaliação integral realizado pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), voltado para a atender as necessidades de saúde da criança e, sobretudo, a prevenção e promoção da saúde a fim de garantir um desenvolvimento saudável. Porém, frequentemente as unidades de saúde da família vivenciam o problema da pouca utilização desses serviços. Dessa forma, este projeto tem por objetivo analisar o fenômeno da participação das mães e/ou cuidadores no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento realizado pelos enfermeiros da ESF. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação, a ser desenvolvido com as enfermeiras e mães e/ou cuidadoras faltosas ao acompanhamento do CD do município de Parazinho/RN, após prévia autorização da Secretaria Municipal de Saúde e submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa. Como resultado da compreensão do fenômeno, realizou-se uma análise contextual de acordo com o referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress, na qual foi encontrado a baixa adesão ao acompanhamento do CD da criança e o pouco interesse em participar das consultas como contexto imediato; a baixa escolaridade dos cuidadores, o não entendimento da essência das ações realizadas e a postura profissional como contexto específico; a relação das políticas públicas de atenção à criança com a redução da morbimortalidade infantil como contexto geral; e, a saúde da criança na perspectiva dos modelos de atenção como metacontexto. Essas reflexões deram sustentação ao estudo e permitiram vislumbrar como ele vem sendo efetivado nas práticas de saúde. Posteriormente, para complementar os dados serão realizados: aplicação de questionário para caracterização dos sujeitos; grupos focais para identificar o problema a ser trabalhado, definir quais estratégias contribuem para solução do problema e avaliar as ações implementadas; e, a observação participante com a finalidade compreender a rotina do acompanhamento do CD. Analisar-se-á os dados por meio da análise temática de categorização. A relevância do estudo deve-se ao fato de poder contribuir para o desenvolvimento da responsabilidade contínua e conjunta entre o serviço e a família, bem como a efetivação da atenção à saúde a criança no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Presidente - 346938 - AKEMI IWATA MONTEIRO
Externo ao Programa - 1529290 - PAULA FERNANDA BRANDAO BATISTA DOS SANTOS