Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO

DISCENTE: DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO
DATA: 22/11/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

A formação de conceitos no ensino de graduação em enfermagem à luz da teoria da aprendizagem significativa

Enfermagem; Educação em Enfermagem; Formação de conceitos.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) descrita por David Paul Ausubel oferece uma proposta para que as estratégias de ensino proporcionem ao estudante um aprendizado mais ativo, de forma mais eficaz.  Ausubel propõe que a aquisição de conhecimentos pode acontecer de duas formas, por meio da "recepção" ou por "descoberta" da aprendizagem, bem como a aquisição de conhecimentos de forma "mecânica" ou por meio de uma aprendizagem "significativa", quando uma estratégia não exclui a outra. A projeção prática da TAS é demonstrada por meio da técnica de elaboração de mapas conceituais, criada por Joseph Donald Novak, que os apresenta como estratégia, método ou recurso esquemático, que constitui um indicador para identificar a organização cognitiva do conhecimento adquirido pelos estudantes. Trata-se de uma pesquisa foi realizada à luz da TAS em relação a aprendizagem de conceitos que envolveu alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade pública do estado do Rio Grande do Norte. Dessa forma, o estudo objetivou analisar a aprendizagem de conceitos dos alunos do curso de graduação em Enfermagem, quando submetidos a formas distintas de ensino, de modo a apontar abordagens que promovam resultados mais efetivos e significativos. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, analítico, realizado com os discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRN, que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa/UFRN. O estudo aconteceu em dois momentos distintos, e envolveu conteúdos sobre complicações da ferida pós-operatória mediata, de uma mesma disciplina, com alunos que cursavam o 5o semestre letivo do curso de graduação em Enfermagem. Para viabilização da coleta de dados, ocorrida no segundo semestre letivo de 2013, foi utilizado à técnica de elaboração/construção de mapas conceituais, por representarem o conceito de complicações pós-operatórias mediatas, abordados em sala de aula. A construção desses mapas foi elaborada em um horário diferente do horário da disciplina, com o apoio de discentes monitores e precedido por uma breve explanação acerca da descrição e forma de elaboração e aplicação. Na primeira etapa, participaram da pesquisa os estudantes que tiveram aula do conteúdo previsto da disciplina apenas com a pesquisadora e na segunda etapa, participaram todos os estudantes, em que ocorreu a aula curricular da disciplina, sobre o mesmo assunto, com a docente responsável pela temática abordada. Ao final de cada encontro, os alunos elaboraram os mapas conceituais com auxílio do Software Cmap Tools®.

Interno - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Presidente - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Externo ao Programa - 347162 - ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR
Interno - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS