Banca de DEFESA: CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK VIEIRA

DISCENTE: CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK VIEIRA
DATA: 29/11/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Enfermagem na Atenção Primária em Saúde no screening de adolescentes com excesso de peso

Enfermagem; Atenção primária à saúde; Saúde pública; Adolescente; Sobrepeso; Obesidade.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Uma das atividades do enfermeiro na Atenção Primária em Saúde é a assistência ao adolescente, através de atividades como o acompanhamento do crescimento, identificação e prevenção do excesso de peso. Definiu-se como objetivo desse estudo analisar o excesso de peso em adolescentes escolares e a percepção do enfermeiro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) a essa clientela. Estudo transversal, realizado em escolas estaduais do município de Natal-RN e nas UBS responsáveis pelas escolas. A população de alunos das escolas municipais foi 27.377. Com base em procedimento estatístico para cálculo de amostras, definiu-se uma amostra estratificada de acordo com a população de alunos nos quatro distritos sanitários: 112 na Norte, 74 na Oeste, 108 na Leste e 78 na Sul, o que totalizou 372 adolescentes. Na seleção de alunos, sorteou-se oito escolas, duas por distrito, e as turmas participantes, de forma aleatória, até totalizar o tamanho das subamostras por distrito. Das oito escolas apenas quatro faziam parte de território coberto por UBS, o que definiu o número de enfermeiros a participar de uma entrevista semi-estruturada e gravada. Coletaram-se dados antropométricos e de saúde dos adolescentes por meio de um formulário e analisou-se pelo IBM SPSS 19.0. Sobre as entrevistas com os enfermeiros, as falas foram transcritas e analisadas quanto ao conteúdo. Dentre os adolescentes, identificou-se 50 com o Diagnóstico de Enfermagem (DE) excesso de peso e formaram o primeiro grupo, os demais 322 formaram o outro grupo sem o DE. Os dois grupos afirmaram praticar atividade física satisfatoriamente, entretanto apresentaram baixo consumo de alimentos saudáveis. Verificou-se associação com o consumo de alimentos de risco cardiovascular, os indivíduos com o DE tinham 4,42 vezes mais chance de consumir insatisfatoriamente embutidos, 2,13 frituras e 1,18 macarrão. Verificou-se associação com história familiar de doenças, o grupo com o DE apresentou 1,89 mais chance de possuir familiar com diabetes, 2,14 para hipertensão, 2,3 para obesidade e 1,72 para doença nos rins. Sobre à percepção das enfermeiras, elas julgaram fundamental a assistência aos adolescentes com excesso de peso, mas apontaram dificuldades, primeiramente devido a pouca procura dessa clientela pelos serviços de saúde, especialmente na APS; segundo, pelo excesso de tarefas do enfermeiro nas UBS; e por fim a baixa articulação com as escolas. Elas reconhecem o problema, mas se isentaram de condutas de maior impacto, atribuindo a outros profissionais a responsabilidade. Conclui-se que DE excesso de peso é um desvio nutricional relevante em adolescentes de escolas estaduais de Natal/RN, com frequência de 13,5%; e está relacionado ao consumo de alimentos de risco cardiovascular e história familiar de doenças.  Além disso, segundo a percepção das enfermeiras, o excesso de peso é um importante problema de saúde pública, que necessita de assistência de enfermagem, mas que elas não visualizam uma maneira de manter vínculo com o adolescente e estratégias para promover assistência de enfermagem resolutiva diante desse DE.

Interno - 346938 - AKEMI IWATA MONTEIRO
Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA