Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE GALÚCIO DE OLIVEIRA

DISCENTE: ALINE GALÚCIO DE OLIVEIRA
DATA: 09/11/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Estágio supervisionado em enfermagem: visão de preceptores.

Enfermagem; Educação em enfermagem; Preceptoria; Hospitais de ensino.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O estágio supervisionado diz respeito ao estágio desenvolvido nos dois últimos períodos do curso de graduação em enfermagem, na atenção básica e na rede hospitalar. Destaca-se neste estágio a participação direta dos enfermeiros assistenciais, os quais atuam como preceptores, orientando e conduzindo os alunos no decorrer da experiência. O presente estudo tem como objetivo analisar a visão de preceptores acerca do estágio supervisionado de enfermagem na rede hospitalar. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa. A fim de ampliar a compreensão do fenômeno estudado, realizou-se um estudo de análise contextual da preceptoria do estágio supervisionado em enfermagem. Para isso, utilizou-se o referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress, que descreve o contexto em quatro camadas interativas - o imediato, o específico, o geral e o metacontexto. Desse estudo emergiram quatro subtemas: a preceptoria do estágio supervisionado; – contexto imediato; possibilidades e limites para a preceptoria do estágio supervisionado em enfermagem – contexto específico; ser preceptor do estágio supervisionado em enfermagem – contexto geral; e políticas de educação e saúde – metacontexto da preceptoria do estágio supervisionado. Observou-se que a preceptoria do estágio supervisionado em enfermagem enfrenta algumas dificuldades no seu desenvolvimento, porém tem sido fundamental para a formação dos novos profissionais, estando sua prática amplamente assegurada pelas políticas de educação e saúde do país. O estudo vem sendo desenvolvido no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), localizado em Natal/RN, tendo como população enfermeiros assistenciais deste hospital, que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O projeto de pesquisa foi aprovado com parecer 334.686 e CAAE 17800613.9.0000.5537. Para a coleta dos dados está sendo utilizada a entrevista semi-estruturada, contendo questões abertas e fechadas acerca do objeto de estudo. A análise pauta-se na técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática. A discussão dos resultados tem como aporte teórico autores que tratam da educação, como Paulo Freire e Edgar Morin, e do estágio supervisionado em enfermagem, além de outros autores do campo da educação em enfermagem. Espera-se com o estudo contribuir para a melhoria da formação do enfermeiro, particularmente, no que se refere ao estágio supervisionado na rede hospitalar.

Presidente - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Interno - 346938 - AKEMI IWATA MONTEIRO
Interno - 346795 - ROSINEIDE SANTANA DE BRITO
Externo ao Programa - 347162 - ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR