Banca de QUALIFICAÇÃO: ILANA BARROS GOMES

DISCENTE: ILANA BARROS GOMES
DATA: 18/10/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Elaboração de protocolo de assistência à saúde para o acompanhamento coletivo do Crescimento e Desenvolvimento da criança.

Protocolo; Saúde da criança; Enfermagem; Atenção Básica.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Este estudo tem como objetivo estudar o manejo da criança no acompanhamento coletivo do Crescimento e Desenvolvimento (CD) infantil realizado no âmbito da Atenção Primária à Saúde, por meio de protocolo. Além disso, busca descrever a operacionalização deste acompanhamento pelas enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família; identificar a abordagem metodológica utilizada para a sua realização de forma sistemática; e elaborar coletivamente o protocolo. A relevância da temática reside no fato de que apesar da existência do acompanhamento coletivo do CD infantil e de Programas do Ministério da Saúde voltados para a saúde integral da população, não há protocolos que norteiem as ações numa perspectiva preventiva e promocional para garantir a operacionalização de procedimentos. E, muitas vezes, quando estes protocolos são existentes, não são colocados em prática. Este fato pode ter contribuído para que os atendimentos nos serviços de saúde continuassem centrados nas queixas e na cura, sendo fragmentados e guiados pelo modelo biomédico assistencial. Assim, busca-se elaborar um protocolo de atenção à saúde para o acompanhamento coletivo do CD da criança, com vistas à estruturação de uma prática educativa que busca, de forma padronizada, a autonomia e responsabilidade dos usuários com a saúde, em uma relação horizontalizada e com a valorização da construção de um saber sobre o processo saúde-doença-cuidado da criança. Esta realidade torna os usuários co-participantes do processo de cuidar. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação. O estudo será desenvolvido em Estratégia de Saúde da Família, localizada no município de Natal/RN, e a população constituída pelas enfermeiras que atuam na Estratégia. Os dados vão ser coletados através das técnicas de observação participante, aplicação de entrevistas e questionários, e desenvolvimento de grupo focal e de avaliação com as enfermeiras, a fim de elaborar, em parceria com estas, o protocolo de atenção à saúde da criança no acompanhamento coletivo do CD. Cadastrar-se-á o projeto de pesquisa na Plataforma Brasil e em seguida ocorrerá sua apreciação pela Comissão de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, respeitando-se a normatização da Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, referente aos aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Desta forma, considera o respeito pela dignidade humana e pela especial proteção aos participantes das pesquisas científicas. Estes participantes serão convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, porém, antes da coleta desta assinatura, o pesquisador deve apresentar ao pesquisado o Processo de Consentimento Livre e Esclarecido, através do qual o participante compreenderá todas as etapas a serem necessariamente observadas, e entenderá que pode se manifestar, de forma autônoma, consciente, livre e esclarecida em qualquer momento da coleta. Os dados obtidos serão analisados conforme o referencial teórico-metodológico adotado, ou seja, seguindo os passos da pesquisa-ação, e de acordo com o método de Paulo Freire.

Presidente - 346938 - AKEMI IWATA MONTEIRO
Interno - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES