Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA

DATA: 08/11/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

A SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM

Enfermagem; Formação em Saúde; Simulação Clínica.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O estudo tem por objetivo analisar a metodologia da simulação realística como instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem em enfermagem. Este estudo justifica-se pela possibilidade de inserir e analisar modalidades metodológicas que são utilizadas nos espaços formativos em saúde e enfermagem. Propor e averiguar conduções que vislumbrem melhorias no processo de formação é de suma relevância para que se possam mensurar os impactos atribuídos a novas abordagens de transmissão de conhecimentos. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, que tem como foco de investigação a simulação clínica no contexto da formação em saúde e enfermagem a partir da implantação desta numa disciplina da graduação em enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior (IES) Pública. A pesquisa será desenvolvida na disciplina de Atenção Integral a Saúde II do Curso de Bacharelado em Enfermagem desta universidade. Levou-se em consideração para esta escolha os objetivos explicitados na ementa desta disciplina, destacando a preparação do acadêmico de enfermagem para os diversos cenários de Atenção Primária em Saúde. A população inicial do estudo será composta de 35 sujeitos: discentes e docentes da disciplina. Para a construção da proposta de intervenção, primariamente, foi realizado um estudo teórico reflexivo utilizando-se a Análise de Contexto (AC) de Hinds, destacando os seguintes níveis de contexto: a simulação realística como contexto imediato, as metodologias ativas como contexto geral e educação e formação em saúde como metacontexto. As reflexões tecidas permitem vislumbrar a simulação realística enquanto método dinâmico e instrumento auxiliar de ensino-aprendizagem no ensino em saúde e enfermagem. Posteriormente será realizada a seguinte sequencia: identificação do uso da simulação na disciplina alvo da intervenção; consulta a docentes sobre a possibilidade de execução da pesquisa; averiguação da ementa da disciplina, objetivos, competência e habilidades; elaboração do esquema de execução da intervenção; elaboração do checklist para treinamento de habilidades; construção do cenário de simulação e checklist de avaliação do cenário. Através de questionários a serem respondidos pelos sujeitos, será realizada a avaliação da proposta de intervenção. A coleta de dados dar-se-á a partir do mapeamento da disciplina, nos períodos matutino e vespertino, conforme necessidade da disciplina, no período de fevereiro a maio de 2014 no campo de estudo acima citado. Os dados coletados serão organizados em banco de dados eletrônicos por meio de digitação em planilhas subdividas em grupos temáticos. Após este processo, os dados serão apresentados em forma de recortes na forma de quadros e recortes de fragmentos, analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo.

Externo à Instituição - JOAO BOSCO FILHO - UERN
Interno - 347635 - REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES