Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAIANE DA SILVA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAIANE DA SILVA CARVALHO
DATA: 04/11/2013
HORA: 08:30
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Assistência ao parto normal: uma avaliação da qualidade


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Avaliação em Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde; Parto Normal; Prática Clínica Baseada em Evidências


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Obstétrica
RESUMO:

CARVALHO, I. S. Assistência ao parto normal: uma avaliação da qualidade. 2013. 75f. Projeto de Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2013.

 

O presente estudo objetiva avaliar a qualidade da assistência prestada à mãe e ao filho durante o parto normal nas maternidades públicas de Natal. Sabe-se, conforme descrito por Donabedian, que a avaliação da qualidade envolve a análise de estrutura, processo e resultados. Entretanto, dado a complexidade dos estudos avaliativos, é pertinente delimitar o objeto da avaliação, o que neste estudo compreenderá o elemento ‘processo’, ou seja, a assistência prestada durante o parto normal. Para tanto, optar-se-á pelo desenvolvimento de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, a ser desenvolvido nas três maternidades públicas que prestam assistência às parturientes de baixo risco. Os participantes do estudo compreenderão puérperas com 24 horas após o parto, cujo(s) filho(s) tenha(m) nascido(s) vivo(s), pela via transpélvica, com início de trabalho de parto espontâneo ou induzido, e que apresentarem condições cognitivas e emocionais para responder os questionamentos propostos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi construído com base nas recomendações da World Health Organization para a assistência ao parto normal, as quais encontram-se sumariadas em quatro categorias, a saber: Categoria A: práticas que são demonstradamente úteis e que devem ser estimuladas; Categoria B: práticas claramente ineficazes ou prejudiciais e que devem ser eliminadas; Categoria C: práticas em relação às quais não existem evidências científicas suficientes para apoiar uma recomendação clara e que devem ser utilizadas com cautela; e Categoria D: práticas frequentemente utilizadas de modo inadequado. Associado as tais recomendações, utilizou-se três indicadores para quantificar a qualidade da assistência ao parto normal: porcentagem de mulheres com trabalho de parto induzido ou submetidas à cesariana eletiva (Indicador A); porcentagem de mulheres atendidas por um profissional de saúde qualificado em trabalho de parto e parto (Indicador B); e Índice de Bologna (Indicador C). O desenvolvimento da pesquisa se processará em consonância com os preceitos éticos da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde no que se refere à pesquisa com seres humanos. A análise das informações dar-se-á com auxílio do programa Statistical Package for the Social Sciences (IBM SPSS Statistics® version 20.0.0). A princípio, será realizado um estudo descritivo das variáveis relativas às informações sócio-demográficas, antecedentes obstétricos, parto e puerpério, por meio da distribuição de frequências relativa e absoluta. Os resultados obtidos nas categorias da WHO e no Índice de Bologna serão analisados por meio do Teste do Qui-quadrado de Pearson (X²), considerando-se variáveis estatisticamente significativas aquelas com valores p< 0,05, adotando-se intervalo de confiança igual a 95%.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Presidente - 346795 - ROSINEIDE SANTANA DE BRITO
Notícia cadastrada em: 18/10/2013 15:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao