Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA CABRAL FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA CABRAL FERREIRA
DATA: 01/11/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem/PGENF
TÍTULO:

Nursing Activities Score para avaliação da carga de trabalho de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto.


PALAVRAS-CHAVES:

Unidade de Terapia Intensiva; Carga de Trabalho; Enfermagem.

 


PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica
RESUMO:

FERREIRA, P. C. Nursing Activities Score para avaliação da carga de trabalho de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto. 2013. 34 fls. Projeto Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2013.


RESUMO

 

Com base na revisão de literatura observou-se que o Nursing Activities Score (NAS) é um instrumento mundialmente aceito para mensurar a carga de trabalho de enfermagem em UTI. Isto porque, além de contabilizar o tempo de procedimentos e intervenções terapêuticas no cuidado direto ao paciente, contempla atividades administrativas e de suporte aos familiares dos pacientes. Portanto, trata-se de um estudo prospectivo de corte transversal e abordagem quantitativa com o objetivo de avaliar a carga de trabalho de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI) por meio da aplicação do NAS em um hospital privado de Natal/RN. A população será constituída de pacientes adultos internados na UTI do referido hospital. Levando em consideração que a média de internações dessa UTI, de janeiro a setembro do corrente ano, foi de 15 pacientes por mês, que a coleta de dados será realizada durante o período de dois meses e um erro amostral de 5%, a mostra será de 28 pacientes. Os critérios de elegibilidade incluem: internação na UTI por qualquer motivo superior a 24 horas; pacientes de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que aceitarem participar do estudo e assinarem o Termo de Consentimento Livre Esclarecido após aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer. Para a coleta de dados serão utilizados três instrumentos, a saber: uma ficha de caracterização do paciente, criado pela própria autora, para coletar informações referentes à identificação e caracterização da amostra; dados do score NAS, o qual permitirá identificar a carga de trabalho da equipe de enfermagem através de um conjunto de atividades desenvolvidas no decorrer de cada turno de trabalho; e, por fim, o instrumento de classificação de pacientes de Perroca, o que fornecerá dados sobre o grau de dependêncis dos pacientes em relação aos cuidados de enfermagem. As análises serão realizadas utilizando o pacote estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 20.0 e por meio da estatística descritiva e inferencial. Para todas as análises será considerado o nível de significância de 5%.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Interno - 1578475 - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO
Presidente - 1986823 - REGIMAR CARLA MACHADO
Externo à Instituição - SOLANGE DICCINI - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 16/10/2013 14:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao