Banca de QUALIFICAÇÃO: STEPHANIE BARBOSA DE MEDEIROS

DISCENTE: STEPHANIE BARBOSA DE MEDEIROS
DATA: 31/10/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem/PGENF

Palavras-chave: Enfermagem. Uso de medicamentos. Automedicação. Armazenagem de medicamentos. Estudantes.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica

MEDEIROS, S. B. M. Uso de medicamentos por universitários das áreas da saúde e da tecnologia em Natal/RN: Perfil da automedicação e da farmácia domiciliar. 2013. 95 fls. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2013.

O estudo teve como objetivo geral caracterizar a prática da automedicação e do abastecimento doméstico de medicamentos em universitários da área da saúde e da área tecnológica em Natal, Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo, com delineamento transversal e abordagem quantitativa, desenvolvido em uma Universidade Pública Federal do município de Natal, especificamente nos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde e do Centro de Tecnologia. A população alvo deste estudo foi composta por graduandos dos terceiros anos, totalizando uma amostra de 300 universitários, selecionados por meio de uma amostra aleatória simples. Para a análise dos dados, foi realizada estatística descritiva e, posteriormente, análises bivariadas aplicando o teste de Fisher e Qui-quadrado com nível adotado de significância α=5% e 10%. As variáveis que se correlacionaram com o uso da automedicação (p <0,05) foram posteriormente calculadas as razões de chance e intervalos de confiança. Verificou-se que um maior número de universitários era do gênero masculino, solteiros, residentes em Natal/RN, católicos, pertencentes à classe B, faixa etária entre os 21 e 25 anos. A maioria afirmou utilizar o acesso ao serviço de saúde do tipo convênio médico. A prevalência dos universitários que realizaram apenas a automedicação foi de 33,66% e, ao analisar por área de conhecimento, verificou-se uma maior prevalência da prática da automedicação nos estudantes pertencentes à área tecnológica. A associação entre os aspectos sociodemográficos com esta prática, revelou associação significativa apenas entre as variáveis renda e automedicação (p= 0,005). Os analgésicos e antipiréticos gerais foram o grupo terapêutico mais usado, destacando-se o acetaminofeno. Entre as áreas, destacou-se um maior uso do acetaminofeno nos estudantes da área da saúde e do metamizol simples e combinado nos da área tecnológica. As principais situações de saúde que motivaram a automedicação foram relacionadas à dor, destacando-se as cefaleias/dores de cabeça, cólicas e dores no corpo. Na comparação entre as áreas, apenas a variável “dor no corpo” demonstrou diferença significativa (p=0,015), citada somente por estudantes pertencentes à área da saúde. Quanto a quem indicou os medicamentos utilizados, a maioria dos universitários automedicou-se por conta própria. Em relação ao abastecimento domiciliar de medicamentos, a grande maioria dos universitários possuía uma farmácia caseira. Ao analisar as variáveis socioeconômicas, as variáveis “serviço médico” e “farmácia domiciliar” apresentaram associação significativa (p=0,002946). As especialidades farmacêuticas mais presentes nas farmácias domiciliares dos universitários foram os analgésicos e antipiréticos gerais, destacando-se a presença do acetaminofeno. O principal cômodo de armazenamento foi a cozinha, a maioria dos universitários guardava os medicamentos em caixas de diferentes materiais e os medicamentos estocados nos domicílios da maioria dos participantes não eram de acesso fácil para crianças. Os resultados demonstrados reforçam a necessidade da busca de estratégias e do desenvolvimento de intervenções preventivas e educativas a partir da realidade encontrada, voltadas para a promoção da saúde da população jovem, com o objetivo de prevenir uma automedicação inadequada, minimizando riscos tanto para estes usuários como para a população de uma forma geral.

Presidente - 1578475 - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO
Externo ao Programa - 347795 - IVONETE BATISTA DE ARAUJO