Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA DANNYELLE FERNANDES DUTRA PEREIRA

DISCENTE: CAMILA DANNYELLE FERNANDES DUTRA PEREIRA
DATA: 31/10/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem/PGENF

ERROS DE MEDICAÇÃO: CONHECER PARA PROMOVER A SEGURANÇA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM88

Descritores: Enfermagem. Segurança do Paciente. Sistemas de Medicação. Fotografia.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica

PEREIRA, C. D. F. D. Erros de medicação: conhecer para promover a segurança no cuidado de enfermagem. 2013. 88 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2013.

A segurança do paciente tem sido globalmente enfatizada, principalmente no contexto do sistema de medicação. Assim, o estudo objetivou identificar e avaliar os fatores relacionados ao sistema de medicação na visão dos enfermeiros de um Hospital de ensino a partir de fotografias digitais. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado em um hospital de ensino no Rio Grande do Norte. A população foi composta por 42 enfermeiros das clínicas de internação, dos quais 34 compuseram a amostra. Como critério de inclusão, foram considerados os enfermeiros servidores públicos; e critério de exclusão: os enfermeiros contratados temporariamente. A coleta dos dados utilizou a Técnica de Análise Fotográfica de Marck (Universidade de Alberta/Canadá), sendo desenvolvida em três momentos: inicialmente foi realizada a captura aleatória das fotografias do sistema de medicação, resultando em 282 imagens; o segundo momento consistiu na seleção/tratamento das fotografias, as quais foram reduzidas a 10 imagens aleatoriamente no Microsoft Excel 2010 (aleatórioentre); no terceiro momento, os enfermeiros responderam ao questionário dividido em perfil sócio profissional e Digital Photography Scoring Tool (composto de duas questões – “a” e “b”).  Para análise da questão “a” foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para categorização dos dados e da questão fechada “b”, o Statistical Package for the Social Scienses (20.0 - acesso livre). A Resolução nº 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde, revisadas pela Resolução nº 466/2012, foi legalmente cumpridas, respeitando os aspectos éticos das pesquisas com seres humanos (0098.0.051.294-11). O perfil sócio profissional foi caracterizado pelo predomínio: do gênero feminino; com idades entre 23 e 65 anos, sobressaindo a faixa etária 34-43 anos; de profissionais com especialização; destacando-se o período de 10 a 18 anos de tempo de serviço; e enfermeiros sem outros vínculos empregatícios. Acerca do conhecimento sobre Segurança do Paciente, quase todos afirmaram conhecer este tema. Da avaliação da segurança das 10 fotografias, adaptando os escores (1 a 10) a Escala de Likert, foi identificada uma classificação distribuída em três Totalmente Inseguras (Grau 1), três Inseguras (Grau 2), três Seguras Parcialmente (Grau 3), uma Segura (Grau 4), não havendo fotografia considerada Segura Totalmente. Tratando-se da área fotografada em relação à segurança do paciente no sistema de medicação, os recortes realizados para facilitar a compreensão dos dados resultaram em categorias específicas para cada etapa considerada. Da dispensação, identificou-se: “Conferência adequada”; “Conferência inadequada”; “Identificação correta”; “Dispensação em dose unitária” e “Ambiente impróprio”, com predominância desta última categoria. Já se tratando do armazenamento foram: “Armazenamento adequado”; “Armazenamento inadequado”; “Risco de troca/desaparecimento” e “Higiene precária”, com destaque para o armazenamento inadequado. Através da classificação de Likert foi identificado o predomínio da insegurança no sistema de medicação na opinião dos enfermeiros. Ainda, foi possível compreender que, apesar dos enfermeiros perceberam aspectos seguros, as categorias de maior prevalência caracterizam uma avaliação insegura em relação ao sistema de medicação. É necessário que a enfermagem possa realizar reflexão acerca da prática, identificando as falhas, para alcançar uma assistência adequada e segurança.

Presidente - 1578475 - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO
Externo à Instituição - GRACE TEREZINHA MARCON DAL SASSO - UFSC