Banca de QUALIFICAÇÃO: ILANA BARROS GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILANA BARROS GOMES
DATA: 18/10/2013
HORA: 08:30
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Elaboração de protocolo de assistência à saúde para o acompanhamento coletivo do Crescimento e Desenvolvimento da criança.


PALAVRAS-CHAVES:

Protocolo; Saúde da criança; Enfermagem; Atenção Básica.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Este estudo tem como objetivos analisar o manejo da criança no acompanhamento coletivo do CD infantil realizado por meio de protocolo, como forma de reorientação do modelo assistencial vigente; descrever a operacionalização do acompanhamento coletivo do CD da criança pelas enfermeiras; identificar a abordagem metodológica utilizada para a realização sistemática deste acompanhamento; e elaborar coletivamente o protocolo. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação. O estudo será desenvolvido na Estratégia de Saúde da Família, localizada no município de Natal/RN, e a população será constituída pelas enfermeiras que atuam na Estratégia. Os dados serão coletados através das técnicas de observação participante, aplicação de entrevistas e questionários, e desenvolvimento de grupo focal e de avaliação com as enfermeiras da Unidade, a fim de elaborar, em parceria com estas, o protocolo de atenção à saúde da criança no acompanhamento coletivo do CD. O projeto de pesquisa será cadastrado na Plataforma Brasil e em seguida apreciado pela Comissão de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, respeitando-se a normatização da Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, referente aos aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Os sujeitos serão convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. Os dados obtidos serão analisados conforme o referencial teórico-metodológico adotado, ou seja, seguindo os passos da pesquisa-ação, e de acordo com o método de Paulo Freire.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346938 - AKEMI IWATA MONTEIRO
Interno - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Externo ao Programa - 1529290 - PAULA FERNANDA BRANDAO BATISTA DOS SANTOS
Interno - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 02/10/2013 16:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao