Banca de QUALIFICAÇÃO: ACÁCIA BATISTA DE OLIVEIRA - (Retificação)

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ACÁCIA BATISTA DE OLIVEIRA

DATA: 20/09/2010

HORA: 15:00

LOCAL: Mini Auditório - Sala 25 (Departamento de Artes)

TÍTULO:

Trajetos Cênicos do Grupo Parafolclórico da UFRN: que dança é essa?


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Cultura popular; Dança; Configuração Estética

Key-Words: Popular Culture; Dance; Configuration Aesthetics


PÁGINAS: 50

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes

ÁREA: Artes

SUBÁREA: Dança

ESPECIALIDADE: Coreografia

RESUMO:

Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Grupo Parafolclórico da UFRN, especificamente no que se refere à configuração estética das suas produções coreográficas dos espetáculos Flor do Lírio e Debaixo do Barro do Chão, destacando o modo como vem sendo estabelecido o diálogo entre os elementos da tradição popular e as linguagens artísticas da dança, do teatro, da música e das artes visuais nos diversos repertórios construídos. No intuito de entender a conformação estética que está se delineando no Grupo serão analisadas algumas coreografias, das referidas produções que apontam essa relação dialógica. Deste modo, a cultura popular ganha outros modos de percepção, uma vez que seus elementos podem obter ou não uma amplitude proposital no processo coreográfico, permitindo direcionamentos diversos para além da representação cotidiana. Entendemos que o estudo proposto é relevante por contribuir para a produção do conhecimento nas Artes Cênicas ao elucidar subsídios teórico-metodológicos para refletir acerca da composição coreográfica e trazer para o campo acadêmico discussões sobre a projeção cênica dos saberes da tradição e suas possibilidades de comunicar por meio da dança, aqui compreendida de modo amplo, como aquela que agrega e incorpora intersecções com várias técnicas e linguagens artísticas. Para essa análise alguns objetivos foram traçados: refletir sobre a concepção estética que vem configurando as produções coreográficas do Grupo; discutir sobre o conceito de cultura popular que é posto nessa configuração estética, bem como o modo como se estabelece o diálogo entre os elementos da tradição e outras linguagens artísticas no processo de composição coreográfica; identificar a conformação estética que atravessa o compor das coreógrafas dos dois últimos espetáculos produzidos, bem como as características dessas produções, as convergências e idiossincrasias que marcam tais trabalhos. Em relação aos procedimentos metodológicos optamos por uma abordagem qualitativa, em que os espetáculos anteriormente mencionados se configuram no estudo de caso. Utilizaremos a entrevista semi-estruturada com questões abertas com os coreógrafos, direção artística e elenco participante dos trabalhos citados, buscando compreender como foram trabalhados os elementos da cultura popular na visão dos coreógrafos, dançarinos e direção, como também compreender o modo como os coreógrafos estruturaram suas propostas artísticas e os significados que atribuíram às suas composições.Os dados coletados na entrevista serão analisados através da Análise de Conteúdo (BARDIN,2006) cuja técnica busca entender os dados para além dos significados a priori. Atualmente essa técnica se volta para a análise de material qualitativo adquirido por meio de entrevistas de pesquisa. A análise de conteúdo tem como ponto de partida a mensagem, não apenas a semântica da mesma, mas também a interpretação do sentido a ela atribuído. O trabalho está sendo estruturado em três partes. Na primeira parte delimitamos o foco da pesquisa, os objetivos, o referencial metodológico escolhido, bem como, em linhas gerais, as temáticas constantes em cada tópico. Num segundo momento trazemos uma discussão sobre a cultura popular e a tradição, como também apresentamos considerações sobre a memória e o esquecimento enquanto relação dialógica.Todas essas discussões são atravessadas pelo contexto atual do Grupo cuja proposta coreográfica sugere outros delineamentos estéticos. Nesse momento será abordada mais especificamente a noção de estética e como se dá sua configuração na realidade do Grupo. Elegeremos categorias extraídas a partir das falas dos entrevistados que apoiadas pelo referencial teórico subsidiarão nossa discussão acerca dos trajetos estéticos que conformam a produção artística do Grupo Parafolclórico da UFRN. Por fim, apresentaremos as considerações finais apontando as conclusões do estudo realizado e perspectivas de desdobramentos para futuras investigações que possam aprofundar a temática em questão. Para o exame de qualificação apresentaremos os dois primeiros momentos constituintes da pesquisa focalizando suas discussões e desdobramentos. A terceira parte constitui-se numa, ainda inicial, apresentação dos pressupostos teóricos que dialogarão com os sujeitos participantes das entrevistas. Estas serão realizadas após os encaminhamentos sugeridos no exame de qualificação.

Abstract: This research is the object of study Grupo Parafolclórico UFRN, specifically with regard to the conformation of their aesthetic productions choreographed spectacles Flor do Lírio and Debaixo do barro do chão, highlighting how the dialogue has been established between the elements folk tradition and artistic forms of dance, theater, music and visual arts in different repertoires constructed. In order to understand the aesthetic conformation that is shaping the Group will be reviewed some choreography of those productions that point to this dialogic relationship. Thus, popular culture won other modes of perception, since its elements can obtain an amplitude purposeful or not in the choreographic process, allowing several directions beyond the representation of everyday life. We believe that the proposed study is relevant because it contributes to the production of knowledge in the Performing Arts to elucidate theoretical and methodological subsidies to reflect the choreography and bring to the academic discussions on the projection of the knowledge of theatrical tradition and its ability to communicate by through dance, here understood broadly, as one that combines and incorporates intersections with various techniques and artistic languages. For this analysis, some goals for this analysis were drawn: to reflect on the design aesthetic that is setting the Group's choreographic productions; discuss the concept of popular culture that is put in this configuration aesthetics as well as how to establish a dialogue between elements of tradition and  other artistic languages in the choreographic process; identify the conformation aesthetic that goes through the composition of the choreographers of the last two shows produced and the characteristics of these productions, the similarities and idiosyncrasies that mark such works. Regarding methodological procedures we chose a qualitative approach, in which the shows mentioned above are configured in the case study We will use the semi-structured interview with open questions with choreographers, artistic director and cast of participant cited works, trying to understand how elements of popular culture have been worked in the vision of choreographers, dancers and direction, and to understand how the choreographers have structured their artistic proposals and the meanings attributed to their compositions. The information collected in the interview are analyzed through Content Analysis (Bardin, 2006) technique which seeks to understand the information beyond to a priori meanings. Currently this technique turns to the analysis of qualitative material acquired through research interviews. The Content Analysis has as its starting point the message, not just the semantics of it, but also the interpretation of the meaning attributed to it. The work is being structured in three parts. In the first part delimited the focus of the research objectives, the methodological choice and, in general, the themes contained in each topic. In a second time we present a discussion of popular culture and tradition, but also presents considerations about memory and forgetting as dialogic relationship. All these discussions are crossed by the current context of the Group whose choreographic proposal suggests other aesthetic designs. This time will be addressed more specifically the notion of aesthetics and how is your configuration in the reality of the Group. Elect categories extracted from the speech of respondents who supported the theoretical subsidize our discussion about the aesthetic paths that make up the artistic production of the Grupo Parafolclórico da UFRN. Finally, we present the final considerations pointing to the conclusions of the study of developments and prospects for future investigations in order to deepen the theme in question. . For the qualifying examination will present the first two moments of the research focusing their discussions and developments. The third part constitutes of an initial presentation of the theoretical assumptions that will dialogue with the subjects in the interviews. These will be held after the referrals suggested in the qualifying examination.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES TIBURCIO
Interno - 1754897 - MARIA DE LURDES BARROS DA PAIXAO
Externo ao Programa - 349700 - LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
Notícia cadastrada em: 24/08/2010 09:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao