CADERNOS DE ESCRITOS INDIGENTES: a indigência como lugar de criação
Autoetnografia, Aparição, Corpo-Quilombo, Prática cênica
Esta dissertação investiga a construção da Inddiegente, uma drag- kenga-aparição que circula pelas ruas de Natal/RN, confrontando a realidade hegemônica. A pesquisa, fundamentada na autoetnografia (Fortin, 2009; Santos, Biancalana, 2017, Gama, 2022), estrutura-se em seis cadernos que discutem o Corpo Indigente, a trajetória da Corpa Inddiegente no candomblé, no Teatro Ritual (Almeida, 2022; Haedershpek, 2021) e na Aparição (Caridade, 2021; Amira, 2018), além de sua interseção como Corpo Quilombo (Patrocínio, 2022) e Corpo-Tela (Martins, 2021). A pesquisa evidencia como o contexto sociocultural influencia a prática artística, possibilitando o surgimento do Corpo Inddiegente como resistência.