Banca de QUALIFICAÇÃO: DENILSON DAVID OLIVEIRA SILVA

DISCENTE : DENILSON DAVID OLIVEIRA SILVA
DATA : 29/07/2022
LOCAL: Sala virtual – Google Meet

O impacto da extensão universitária na formação inicial nas Artes Cênicas

Extensão Universitária; Artes Cênicas; Formação; Curricularização; Teatro; Dança.

A Extensão Universitária oportuniza aos discentes colocar em prática o conhecimento assimilado durante a graduação, ao mesmo tempo que possibilita que estes adquiram experiências na carreira escolhida, enquanto prestam um serviço à sociedade, e assim se tornem profissionais mais preparados e mais qualificados para o mercado de trabalho. Nessa perspectiva, o presente trabalho, busca refletir sobre os reais impactos da extensão universitária na formação inicial nas Artes Cênicas, fundamentando-se na análise de discentes graduandos dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Teatro da UFRN, que atuam em projetos de extensões, bem como de discentes egressos desses referidos cursos, que também tiveram passagem pela extensão. Realizamos, portanto, uma pesquisa exploratória, com tratamento qualitativo e quantitativo dos dados, somado a entrevistas realizadas com os referidos discentes. O objetivo geral do trabalho concentra-se em compreender as contribuições da extensão na concretização da formação integral nas Artes Cênicas para a formação de sujeitos dialógicos e críticos, ampliando ainda o debate para as discussões atuais sobre a curricularização da extensão universitária. Os resultados apontam que as ações extensionistas constituem uma prática acadêmica com potencial para contribuir na formação dos discentes de dança e teatro da UFRN, principalmente no que tange a formação cidadã, porém, é fundamental discutir os conceitos, as práticas e as dificuldades enfrentadas na realização destas referidas atividades, de modo que seja possível, aperfeiçoá-las e ampliá-las para que possam cada vez mais atingir maiores contribuições e impactos na formação dos profissionais das artes cênicas.

Externa à Instituição - IRENE DE ARAUJO VAN DEN BERG SILVA - UERN
Interno - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES