Banca de DEFESA: MATHEUS GIANNINI CALDAS DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATHEUS GIANNINI CALDAS DANTAS
DATA : 07/03/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Departamento de Artes, Sala 38D
TÍTULO:

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: UMA PROPOSTA DIALÓGICA PARA O ENSINO DE TEATRO



PALAVRAS-CHAVES:

Teatro; Educação; Autobiografia; Narrativas.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

A presente pesquisa parte da necessidade de problematizar um planejamento pedagógico para o Ensino de Teatro, numa perspectiva dialógica, a partir de uma idéia de ampliação dos conteúdos e práticas de ensino. Investigar a inserção nesse campo de trabalho das Narrativas Autobiográficas enquanto uma forma de repensar o próprio percurso, de estabelecer relações entre esse percurso pessoal e familiar e questões sociais, econômicas, políticas e culturais mais amplas, de trazer à tona a importância da memória. O desenho investigativo que se apresenta a partir da pesquisa qualitativa nos conduziu a pensar uma abordagem metodológica que não expusesse apenas o diálogo freireanoe sua relação com o Ensino de Teatro, através das Narrativas Autobiográficas como fundamento para a realização da pesquisa. Mas de certo modo, foi preciso compreender a realidade do aluno, para elaboração dos planos de aulas que proporcionassem a construção de conhecimento e ampliassem a visão sobre teatro; que não seria apenas de descrever uma prática, de estudar um caso, mas de dialogar com os sujeitos e construir a pesquisa junto a eles através da pesquisa ação. Neste sentido, buscamos focalizar nas situações específicas do cotidiano da Escola Estadual em Tempo Integral Ambulatório Cardeal Câmara, situada no município de Mossoró, RN, durante as aulas de Artes nas turmas dos 4º e 5º anos, a partir de um mergulho sobre o projeto “Minhas Narrativas”.A pesquisa está delineada detalhando uma descrição do lócus associando-o aos princípios freireanos durante a proposta pedagógica, discutindo o que é autobiografia e descrevendo sua proposta metodológica, Além da apresentação da execução do projeto através de uma construção dialógica do ensino de Teatro, utilizando a preparação corporal para iniciação das narrativas autobiográficas e Jogos para a construção cênica do espetáculo de cada turma. Além de analisar as dificuldades, facilidades, e o que mudou em relação ao ensino e a aprendizagem em Teatro.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Presidente - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Interno - 1754863 - ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Notícia cadastrada em: 05/02/2019 18:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao