Banca de DEFESA: RAIANA DE FREITAS PALUDO

DISCENTE : RAIANA DE FREITAS PALUDO
DATA : 03/12/2018
LOCAL: Sala de defesa do PPGArC

PIRATAS AO MAR: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TEATRAL A PARTIR DO CORPO-VOZ E DA COMICIDADE

Comicidade: Corpo: Voz: Pedagogia Teatral

A pesquisa pode ser caracterizada a partir de uma abordagem descritiva, reflexiva, teórica e prática sendo desenvolvida por meio de uma experiência voluntária no campo da pedagogia teatral, tendo como objetivo fomentar reflexões oriundas da experiência da prática pedagógica teatral partindo do corpo-voz e da comicidade. Para tanto, foi realizada, durante o segundo semestre do ano de 2017, a oficina denominada: CORPO-VOZ, e um riso, com duração de seis meses, junto a um grupo de estudantes do ensino médio do Campus Natal Central no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (CNAT/IFRN). A coleta de dados se deu a partir de relatos das experiências da viagem no mar da didática e dos processos de ensino-aprendizagem da arte cênica. Essa pesquisa buscou abrir um espaço de diálogo sobre as possibilidades criativas dentro das instituições de ensino. Meu intento não foi definir metodologias ou regras absolutas, e sim levantar reflexões acerca da pedagogia teatral com base nos elementos da comicidade e do trabalho de corpo-voz, de forma que se constituam, no contexto desta pesquisa, como referências e estratégias teóricas e práticas que possam contribuir com o trabalho de artistas-docentes em pesquisas relacionadas à temática.

Presidente - 2276305 - ANDRE CARRICO
Interno - 2329999 - MELISSA DOS SANTOS LOPES