CAMINHO SOBRE A PONTE QUE CONSTRUÍMOS:
REFLEXÕES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE UM ARTISTA-PROFESSOR E SUAS AULAS-ENCONTROS
Teatro; Educação; Aulas-Encontro; Artista-Professor; Experiência.
A seguinte pesquisa fundamenta-se nos alicerces do Teatro e da Educação e busca contribuir para os processos de estudos das grandes áreas, bem como apontar novas possibilidades para o ensino de Teatro na Educação Básica. Um dos focos da pesquisa está sob a figura do Artista-Professor que nesse trabalho é entendido como um fazedor da própria arte que ensina, aproximando-se assim dos conceitos de Professor-Artista (STRAZZACAPPA, 2006), Professor-Performer (ICLE, 2013) e ainda Diretor-Pedagogo (HADERCHPEK, 2009). Logo, o Artista-Professor, passa a ocupar uma função mediadora entre o aluno e a prática teatral, conduzindo-o através de Aulas-Encontros. Tal conceito é esmiuçado ao longo do processo e se pauta na ideia da Arte do Encontro de Grotowski (2011), o que contribui, diretamente, para o pensamento metodológico do trabalho que busca expandir a compreensão de aula através de um convite do professor para o aluno; tudo isso proposto dentro de uma escrita ensaísta sobre Educação, Teatro e Experiência.