Banca de DEFESA: GLEISON AMORIM DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLEISON AMORIM DA SILVA
DATA : 06/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 38D - Departamento de Artes
TÍTULO:

Teatralidade Expandida: O professor-performer e a mirada pedagógica como política de montagem e desmontagem cênica.


PALAVRAS-CHAVES:

Performance, Teatralidades Expandidas, Teatro Latino Americano, Desmontagem Cênica, Professor-Performer, Mirada Pedagógica.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O procedimento artístico/pedagógico de Desmontagem Cênica (CABALLERO, 2009), surge inserido no contexto da cena expandida, para práticas que desenvolveram a "Poética da experiência" em meados dos séculos XIX e XX na América Latina. Sobre a teatralidade, esse procedimento (desmontagem) anunciou aos artistas, grupos e coletivos a possibilidade de um modo performativo de atuar através de diferentes práticas in situ, que se expressasse em diálogo com os processos históricos de seus países, e, em desvelamentos cênicos que lançou outros olhares para o teatro que experimentaram. Do ponto de vista do espectador, a teatralidade se redimensiona e ganha corpo, principalmente para a miscigenação de procedimentos. A mestiçagem na dimensão de mirada, aponta uma política, presente nos constructos compartilhados através das práticas cênicas, que encontram na desmontagem uma possibilidade de realizar um processo didático, e isso nos ajudou na Montagem Cênica de um experimento pedagógico. Esboçamos nosso estudo com o Teatro performático e por um professor-performer agenciados pelo procedimento híbrido (CIOTTI, 2014); trabalhamos com a ideia de ações políticas (BHABHA, 2007), e nos aproximamos das performances pedagógicas que desenvolveram nossa proximidade e interesse em trabalhar com o teatro performativo. O professor-performer, também, é espectador e os temas emergem como uma memória corporal, e uma desconstrução fragmentada se desdobra.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIO GUILHERME SALVATTI - UFSC
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Presidente - 1672505 - NAIRA NEIDE CIOTTI
Notícia cadastrada em: 30/07/2018 16:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao