Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO BARBOSA DE LIMA

DISCENTE : MAURICIO BARBOSA DE LIMA
DATA : 29/08/2017
LOCAL: departamento de Artes - UFRN - Sala 38D

Ensaios sobre a prática desviante do professor-performer no cotidiano escolar

Professor-Performer; Cotidiano Escolar, Epistemologias do Sul; Ensaio; Práticas Desviantes.

Esta pesquisa de caráter teórico-prático e de cunho qualitativo, apresenta uma discussão estética, e não disciplinar, sobre o cotidiano escolar. A pesquisa está ocorrendo em uma escola pública do município de João Pessoa - PB, com alunos na faixa etária entre11 a60 anos, do Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos. Estamos investigamos práticas desviantes que evidenciam as emergências produzidas na interação discente-docente, expressas na atuação de um professor-performer (CIOTTI, 2014). A intervenção deste sujeito híbrido na rotina de uma escola, problematiza, dentre outros aspectos, a padronização dos corpos, a organização do mobiliário e a divisão do tempo/espaço desta instituição. Seguimos a indicação de praticantes ordinários mencionada em Michel de Certeau (1998), a fim de vivenciar outros modos de habitar este território, infiltrando-se nele, cavando buracos, abrindo sulcos. Como procedimento metodológico, utilizamos a análise cartográfica (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015) que visa acompanhar processosem movimento. Odiário de campo, proposto por René Lourau (1993), auxilia-nos ao restituir temas que pulsam durante o desenvolvimento da pesquisa, levando-nos a tensionar verdades enrijecidas sobre o cotidiano escolar. Paralelamente, estamos realizando entrevistas com outros professores-performers com o objetivo de elucidar questões acerca de suas práticas desviantes, compartilhando pistas e refletindo sobre elas. Ao invés de definir o perfil do professor-performer, de forma utilitarista, sugerimos pistas advindas do encontro com a potência criadora presente nos deslocamentos de percurso. Nomeamos esses desvios como lugares pouco frequentados ou esquecidos, incentivando-nos a aprender com o “sul” da escola, referenciado pela perspectiva pós-colonial apresentada por Boaventura Santos (2004). Oferecemos ao leitor três ensaios (um ensaio concluído e dois em processo de escrita) e a transcrição de duas entrevistas, em anexo, no intuito de ampliar a possibilidade do “passeio” por entre as páginas, não sendo obrigatória a leitura encadeada e sequencial produzida pela lógica implícita dos capítulos.

Externo à Instituição - ANTONIO WELLINGTON DE OLIVEIRA JUNIOR - UFC
Interno - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO