Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA RUTH ROCHA MACIEL

DATA: 15/04/2016
LOCAL: Sala 30 - DEART

Dança e Literatura num Dueto de Sentidos Revelados pelo Corpo

Dança Contemporânea; Método Recepcional; Literatura; Criação Artística.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Dança

A presente investigação propõe uma reflexão sobre as contribuições da dança e da literatura no contexto educacional. Para tanto, dialoga a vertente da dança contemporânea com elementos do texto poético, dando ênfase às figuras de linguagem. Traz como suporte teórico o Método Recepcional, desenvolvido por Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini, a partir da Estética da Recepção, proposta por Hans Robert Jauss. A pesquisa contou com uma aplicação prática realizada com alunos do nível médio de uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Natal/RN. Usamos como suporte para coleta de dados questionários, diário de bordo, além de registro fotográfico e por vídeo. O intuito foi pensar dança e literatura como áreas possíveis de se conectarem e despertarem no adolescente seu potencial criativo, capaz de perceber os vários níveis de relações que se estabelecem a sua volta, de interagir com o outro de maneira mais madura, atentando para a importância de se fazer ativo e consciente na dinâmica de nossa sociedade.

Presidente - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES TIBURCIO
Interno - 1754349 - PATRICIA GARCIA LEAL