Banca de DEFESA: PEDRO PAULO SILVEIRA SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO PAULO SILVEIRA SOUZA
DATA: 21/02/2013
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do Departamento de Fisioterapia
TÍTULO:

Relacão entre Qualidade de Vida, Nível de Estresse e Distúrbios do Sono em mulheres menopausadas residentes em uma zona rural.



PALAVRAS-CHAVES:

qualidade de vida, transtornos do sono, estresse psicológico, menopausa.


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

INTRODUÇÃO - As mulheres menopausadas, ao atingirem maior expectativa de vida, estão expostas por períodos mais longos às transformações corporais, psicológicas e sociais, que trazem perturbações na sua relação com o mundo, podendo interferir na sua qualidade de vida e sono, ocasionando estresse, além da negligência à informação e cuidados de saúde para habitantes da zona rural. OBJETIVO - Avaliar a qualidade de vida, nível de estresse e distúrbios do sono em mulheres menopausadas residentes em zona rural. MÉTODOS - A pesquisa desenvolvida foi analítica e transversal. Foram aplicados o Questionário Utian Quality Of Life (UQOL), o Inventário de Estresse de Lipp (ISSL) e a Escala de Sonolência de Epworth (ESE). A análise estatística foi realizada através do programa SPSS 17.0. Foi utilizado o teste de Komolgorv-Sminirnov para determinar se os dados apresentam distribuição normal. A análise de regressão linear foi usada para verificar as relações entre variáveis qualitativas e quantitativas. O cálculo da Análise de Variância (ANOVA) foi realizado para comparar as médias dos registros dos instrumentos,seguido do teste de correlação de Pearson com o objetivo de determinar se houve associação entre as variáveis analisadas, Teste de Correlação de Spearman para análise dos dados não-paramétricos e Regressão Linear Simples para análise da relação entre qualidade de vida e sono. RESULTADOS: Todos os domínios do UQOL apresentaram redução em seus escores finais, cerca de 33,6% da amostra apresentou Sonolência Diurna Excessiva (SDE) e 30,4% apresentou referência de estresse. CONCLUSÃO: o quadro geral aponta para um prejuízo da QV e uma relativa propensão para sonolência diurna excessiva e referência de estresse nas mulheres menopausadas residentes em zona rural.




MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1460020 - ALVARO CAMPOS CAVALCANTI MACIEL
Interno - 2212151 - ELIZABEL DE SOUZA RAMALHO VIANA
Externo à Instituição - CAROLINE WANDERLEY SOUTO FERREIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 20/02/2013 11:11
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa16-producao.info.ufrn.br.sigaa16-producao