PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA RAISSA BENTO PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: CAROLINA RAISSA BENTO PEREIRA DA SILVA
DATA: 19/11/2012
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA

Relação entre o medo de cair e a mobilidade, equilíbrio e força muscular em idosas

Envelhecimento, Mobilidade, Equilíbrio Corporal, Força muscular

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Objetivo: Analisar a prevalência do medo de cair e sua correlação com mobilidade, equilíbrio e força muscular em idosas. Desenho: pesquisa transversal analítica. Sujeitos: Sessenta e três idosas (65-80 anos) divididas em dois grupos de acordo com auto-relato em relação ao medo de cair: Grupo não medo de cair (G1=33) e Grupo sim medo de cair (G2= 30). Foram avaliadas quanto aos dados de identificação e sóciodemográficos, prática ou não de atividade física, profissão, histórico de quedas nos últimos seis meses, medo ou não de cair, diagnósticos clínicos, MEEM, EEB, TUGT, FES-I-BRASIL, testes mCTSIB, TW e STS do Balance Master System® e  o teste isocinético através do dinamômetro Biodex System. Resultados: As idosas do grupo 2 obtiveram maior idade e escolaridade, menor escore no MEEM, maior peso, menor estatura e piores desempenho nas escalas de Berg, TUGT e FES-I-BRASIL. Em contrapartida, o grupo 1 apresenta-se mais jovem, com menos escolaridade, maior desempenho no MEEM, menor peso, maior estatura, e melhores execuções nas escalas de Berg, TUGT e FES-I-BRASIL. Em relação aos testes do Balance Master System®, os valores de VOfam, VOffm e VOifm nos grupos apresentam-se com os mesmos resultados, porém VOiam, Velocm, Trpesom, Simpesom, Indsubidm apresentam-se com valores maiores no grupo 1, enquanto Largm, Oscfinalm e VeoscCOGm mostram-se com resultados melhores no grupo 2.Conclusão: O medo de cair  provoca prejuízos na cognição, equilíbrio e mobilidade, resultando em maior largura do passo e velocidade de oscilação nos testes aplicados.

Presidente - 1460020 - ALVARO CAMPOS CAVALCANTI MACIEL
Interno - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA