PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAÍSSA DE OLIVEIRA BORJA

DISCENTE: RAÍSSA DE OLIVEIRA BORJA

DATA: 22/09/2010

LOCAL: PPGFIS

EQUAÇÕES PREDITIVAS PARA AS PRESSÕES RESPIRATÓRIAS MÁXIMAS DE CRIANÇAS SAUDÁVEIS

Criança, músculos respiratórios, valores de referência, força muscular

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Introdução: A avaliação da força muscular respiratória de crianças é importante no diagnóstico de patologias pulmonares, acompanhamento da fraqueza desses músculos presentes em algumas doenças neuromusculares, e ainda como parâmetro para o treinamento muscular inspiratório. No entanto, ainda inexistem estudos que disponibilizem equações preditivas e valores de referência para as pressões respiratórias estáticas máximas para esta faixa etária na população brasileira. Objetivos: O propósito desse estudo será avaliar e determinar as equações preditivas para a avaliação das pressões respiratórias estáticas máximas de crianças escolares saudáveis no estado do Rio Grande do Norte. Métodos: Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal, o qual irá avaliar crianças, de ambos os sexos com faixa etária entre 07 e 11 anos que estejam matriculadas em escolas pertencentes à rede pública estadual e privada do município do Natal/RN. A seleção das escolas e dos prováveis participantes do estudo será realizada de maneira aleatória através de sorteios. Após o consentimento do responsável, as crianças elegíveis para participarem do estudo terão suas pressões respiratórias estáticas máximas avaliadas através do manovacuômetro digital MVD 300 - Globalmed®. Os dados serão analisados através do software estatístic SPSS 15.0 (Statistical Package for the Social Science) atribuindo-se o nível de significância de 5%. A análise descritiva será expressa em médias e desvio padrão. Será utilizado os testes de correlação de Pearson ou Spearman para analisar a confiabilidade inter e intra-examinador para as pressões respiratórias máximas. Os mesmos testes serão utilizados para verificar correlação entre as pressões respiratórias máximas com as variáveis independentes idade, sexo, peso e altura. Para obter as equações preditivas será utilizada a análise de regressão linear múltipla.

Presidente - 2291421 - KARLA MORGANNA PEREIRA PINTO DE MENDONCA
Externo ao Programa - 1632408 - PATRICIA ANGELICA DE MIRANDA SILVA NOGUEIRA
Interno - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Notícia cadastrada em: 13/09/2010 14:07